• Nortus

O Futuro é Agora.


Existe uma frase bastante conhecida que diz: “As crianças são o futuro”. Para que o futuro seja diferente, entretanto, é preciso que os resultados de nossas interações como humanidade também sejam diferentes. Como o futuro, portanto, vai mudar se mantivermos as mesmas atitudes de hoje? Como nossos jovens construirão algo diferente se não proporcionarmos uma estrutura (emocional, educacional, material e intelectual) diferente para eles hoje?

Atualmente, fala-se muito em sustentabilidade. Em essência, podemos dizer que sustentabilidade é a habilidade de sustentar a vida em contínuo desenvolvimento, sem crises, ou com o mínimo delas, para que amanhã tenhamos a garantia da nossa continuidade. Nossos jovens não poderão dar continuidade à vida de uma forma diferente, melhor e com mais recursos se nós, adultos de hoje, não criarmos as condições necessárias para que eles realmente sejam um “futuro melhor”; ou ainda, para garantir que exista um futuro.

Precisamos, seja em nosso dia a dia, quando estivermos em família, na comunidade, no trabalho ou com nossos amigos, nos posicionar de maneira diferente, pensar de maneira diferente, ou, pelo menos, não pensar e agir da mesma forma. A construção do futuro é hoje, e precisa ser compartilhada por todos.


51 visualizações