Usar a linguagem incorreta com as equipes afeta os resultados


A forma como o gestor se comunica, ao invés de facilitar a fluidez do processo, pode gerar mais desgaste e resistência nas pessoas.

Comunicar pode ser um dos principais impedimentos para a aderência das pessoas ao que é necessário acontecer. Neste sentido, qual é a linguagem que o gestor deve utilizar para colocar as suas demandas?

É preciso considerar que existe uma linguagem verbal e outra não verbal, uma linguagem perceptível e outra oculta, que, por sua vez, é uma linguagem do inconsciente. Existe um embasamento científico que mostra sobre o campo semântico e o impacto que ele pode causar. Basicamente, o campo semântico é um campo de informação que influencia o comportamento das pessoas.

Neste caso, como o gestor deve ser, considerando o campo semântico, para que as pessoas tenham o comportamento, a atitude, no dia a dia, que se espera delas? Quais são os ajustes que ele precisa fazer na linguagem verbal e corporal? Quais são as considerações que ele precisa fazer quando estiver em uma reunião? Quando fizer uma convenção? Ou quando fizer a apresentação de uma proposta de mudança?

Leia também: Como os melhores diretores performam?

Neste momento, entram as nuances da semântica e dos significados para que o gestor possa saber facilitar o processo de desenvolvimento da equipe, pois, assim como as pessoas podem ser condicionadas para a competição, elas podem ser condicionadas para a colaboração, ou seja, para o crescimento sem desgaste. Assim como podem ficar condicionadas para ver as dificuldades, elas podem ser condicionadas a ver as oportunidades. Assim como podem ser condicionadas a serem individualistas, podem ser condicionadas a ver de maneira mais sistêmica, aproveitando ao máximo os recursos, com maestria.

A linguagem vai criar cultura, e a cultura vai criar o ambiente comportamental das pessoas, que, por sua vez, irão gerar os resultados. Ou seja, a gestão - se é contemporânea - precisa considerar o impacto da linguagem utilizada pelo gestor no bem-estar das pessoas, na cultura e nos resultados da empresa.

#equipes

41 visualizações