Quando identificar que uma empresa está pronta para implantar um programa de trainee?


Um dos focos do programa de trainee é formar e capacitar pessoas para o próprio negócio e também para o mercado.

As empresas mais preparadas no mercado são aquelas que estruturam os seus processos e as suas condições em alinhamento com a direção estratégica definida, e que cultivam, continuamente e consistentemente, comportamentos saudáveis através de programas de desenvolvimento individuais, coletivos e organizacionais, gerando crescimento e impacto relevantes e efetivos a curto, médio e longo prazo.

Com este nível de preparo, chega o momento de definir e implantar um programa de trainee que consiga realizar entregas vitais para o negócio, com foco na longevidade, já que o programa tem como premissa observar os fatos com imparcialidade, questionar o status quo, estimular mudanças de paradigmas e incluir novas formas de ver, pensar, fazer e concretizar, tanto no aspecto operacional quanto no aspecto tático e estratégico.

O que seria um programa trainee?

É um programa pautado em projetos estratégicos e de alta complexidade da organização, que visam inovação, evolução e transformações significativas. A maioria dos programas tem, aproximadamente, dois anos.

Há várias linhas de programas de trainee, desde o programa que considera os jovens recém-formados de alto potencial em determinada especialidade (ou especialidades), até o programa que considera adultos altamente capazes e competentes com nível de mestrado/doutorado. Isto é definido mediante o pilares estratégicos de cada negócio.

Quando o programa de trainee é bem estruturado e possui etapas claras de acompanhamento das entregas acordadas, contribui para empresa mudar de patamar efetivamente e consistentemente, já que estimula:

Que a organização não fique na zona de conforto;

As pessoas a não se contentarem com resultados medíocres;

Que as ações sejam feitas bem feitas e entregues no prazo combinado;

Que a própria empresa veja com clareza e de forma imparcial o que precisa ser mantido, o que precisa ser melhorado e o que precisa ser incluído ou criado.

Outro foco do programa de trainee é formar e capacitar pessoas para o próprio negócio, e também para o mercado. Normalmente, isso já é informado desde o início do processo seletivo, para que as pessoas tenham clareza e consigam engajar-se no projeto, independente do resultado final ser a efetivação na empresa ou a disponibilização para o mercado. Essa constatação, e a consciência plena de todos os envolvidos, está pautada numa contribuição maior, em que o compromisso com o processo de desenvolvimento expande a questão pura do negócio, já que preparar, formar e educar pessoas contribui com uma sociedade, com uma comunidade, com um país e com toda a humanidade.

Leia também: Vendedor introvertido ou extrovertido? Qual é o melhor?

#Programadetrainee #empresas #organizações #longevidadeorganizacional #desenvolvimento #inovação #Preparo #capacitação

68 visualizações