Visão clara x visão distorcida


Para desenvolver uma visão clara, é necessário o constante exercício de estar atento.

Para desenvolver uma visão clara, é necessário o constante exercício de estar atento ao máximo de coisas possíveis e questionar, sempre, se aquilo que estou vendo, não é, na realidade, a interferência de minhas memórias sobre uma dada situação ou fato.

Quando alguém nos diz algo, automaticamente geramos uma imagem daquilo que foi dito. Se esta for uma imagem distorcida, consequentemente o pensamento sobre o que foi dito será também distorcido, assim como a ação que você tomará a partir daquilo. Como resultado deste processo, a concretização será aquém do que poderia ter sido considerando os recursos disponíveis.

A visão sistêmica está diretamente ligada a uma visão clara das coisas. Esta competência é essencial a um gestor contemporâneo. Ela contribui efetivamente para a antecipação de cenários futuros, para a solução de problemas, para o desenvolvimento humano e, consequentemente, para o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Um aspecto muito importante para aplicar a Visão Sistêmica é que o gestor precisa entender o máximo possível sobre pessoas, pois pessoas são a variável imprescindível para animar uma estrutura empresarial. Se o gestor entender a si mesmo, será capaz de distinguir fatos de inferências e, além disso, terá mais chances de entender sobre os seres humanos que formam a sua equipe: seus colegas, pares e líderes.

Para tanto, o gestor contemporâneo deve compreender que cada pessoa possui uma estrutura individual que é composta por outras três: a forma como sentimos, a forma como conhecemos e a forma como fazemos as coisas. Essas três estruturas definirão como cada pessoa agirá e se relacionará diante das situações, e isso definirá como serão os resultados em suas vidas.

É importante destacar que toda visão é construída e pode ser modificada. À medida que incluímos informações, podemos ter uma visão diferente, e também podemos fazer com que as pessoas de nossa equipe modifiquem a sua visão. A consequência direta dessa mudança é uma concretização diferente.

Lembre-se: ninguém mantém a mesma visão sobre algo se for estimulado corretamente. Um gestor contemporâneo ou uma gestora contemporânea busca, não apenas para si, mas para toda a sua equipe, desenvolver cada vez mais uma visão livre de distorções.

Vamos fazer um exercício para verificar a sua propensão em ter uma visão clara nas situações do dia a dia? Clique aqui para baixar o assessment.

#visãosistêmica #leituradecontexto

187 visualizações