Como são as metas de sua empresa?


As metas em uma empresa funcionam como fonte de inspiração para que os resultados anteriores sejam superados, mas elas também desempenham outros papéis fundamentais nas organizações. Para serem concretizadas, metas exigem que novos conhecimentos sejam incluídos. Aí reside um fator de estímulo para que as equipes deixem o estado de estagnação e se desenvolvam.

Como são as metas da sua empresa? Metas inatingíveis? Metas sem desafios?

Nenhuma delas ajudará a desenvolver integrantes de uma equipe. Ambas carecem de fatores essenciais para a melhoria de resultado, e são eles que permitirão o engajamento de maneira natural e saudável.

Aspectos essenciais para que as metas levem de fato à melhoria de resultados:

1) A meta deve corresponder a uma oportunidade identificada e perseguida de maneira persistente. Se ela mudar com frequência não irá convergir para resultados com efetividade. É necessário ser fiel a uma necessidade identificada.

2) A meta deve fluir nos dois sentidos: de cima pra baixo e de baixo para cima. Isso significa que deve envolver todos na corporação, pois existem diferentes níveis de informações importantes a serem considerados para a definição das metas. Ela deve ser uma combinação do que a organização precisa e o que o time consegue entregar.

3) A meta necessita de um propósito. É necessário enxergar muito além dos números, porque a meta precisa fazer sentido para os colaboradores. Não pode ser um número idealizado, que saiu apenas da cabeça de um gestor. Se os números, entregas ou indicadores não fizerem sentido, perdem a credibilidade e será muito difícil de serem atingidos.

4) A meta deve ser tratada como investimento e não como custo. Isso porque para se efetivar, terá que mexer em toda a companhia e envolver diversas áreas, o que demanda tempo, reuniões e investimento em conhecimento.

5) A meta precisa ser desafiadora e equilibrada. É importante não esticar a corda em excesso e nem deixá-la frouxa. A meta inteligente é a que estabelece equilíbrio entre desafio e capacidade de entrega.

6) A meta tem objetivo educativo. Se, para alcançá-la, as pessoas precisam aprender e melhorar, elas se desenvolverão. Além do número que é atingido, há crescimento, uma condição acrescentada e capacidades aprendidas. Há ganho não tangível que permanece, e as pessoas valorizam isso.

As metas precisam sofrer a validação destes seis filtros para verificar seus fatores essenciais. Não podem ser uma imposição de cima para baixo, ou um número idealizado pela gestão. A Formação em Gestão Contemporânea apresenta no módulo Melhoria de Resultados os fatores essenciais para que a sua empresa implemente metas que tragam saldos positivos a todos os envolvidos.

Confira a ferramenta para refletir como são as metas em sua empresa

#Gestão #GestãoContemporânea #problemas #produtividade #altodesempenho #engajamento #metas #estímulo #desafio

163 visualizações