10 capacidades para o crescimento organizacional


Para conduzir uma empresa ou qualquer tipo de organização a um crescimento de maneira estruturada, é importante cuidar de dez pontos cegos.

Nos últimos 20 anos, eu tive a oportunidade de atender diversos presidentes de empresas, diretores, empresários e empreendedores, e pude observar que existe um padrão muito comum que impede as empresas crescerem de maneira segura. Este padrão está associado a dez pontos cegos que, se forem conhecidos e trabalhados, permitirão um salto de desempenho e crescimento.

Algumas empresas acabam crescendo fortemente durante dez anos, mas depois retornam à mesma dimensão, ou seja, o mesmo tamanho que tinham há dez anos. Muitas vezes, quando o crescimento não é bem estruturado, pode se tornar um grande problema à organização.

Para conduzir uma empresa ou qualquer tipo de organização a um crescimento de maneira estruturada, é importante cuidar de dez pontos cegos muito comuns que estão diretamente ligados às capacidades a serem desenvolvidas:

  1. Não ver as coisas de forma sistêmica.

  2. Não assumir o protagonismo diante das situações de crise.

  3. Não pensar estrategicamente.

  4. Não utilizar o seu tempo e o tempo das pessoas que trabalham com você de forma inteligente.

  5. Não saber estruturar e melhorar os processos-chave de sua organização.

  6. Não saber estruturar equipes de alta performance.

  7. Não saber implementar mudanças de forma inteligente, de modo que gere menos desgaste e desperdício.

  8. Não saber desenvolver pessoas e construir uma matriz de sucessores.

  9. Não saber se comunicar de forma construtiva em situações diversas.

  10. Não saber reconhecer o progresso e celebrá-lo.

A seguir, detalharei como cada ponto cego impede o crescimento sustentável de uma empresa, e o que é necessário fazer para garantir que esses pontos sejam resolvidos. Em síntese, para crescer de maneira segura, é necessário que o empresário/empreendedor desenvolva nove capacidades:

1) Visão sistêmica

A primeira capacidade vital para que um empresário/empreendedor possa construir uma empresa que cresça de forma segura é a capacidade de ver sistemicamente. O que significa isso?

É a capacidade de analisar as coisas sempre dentro de contextos e sistemas. Muitas vezes, as empresas buscam uma consultoria querendo uma palestra mágica para gerar comprometimento na equipe. Elas querem contratar alguém que vai contar uma história triste, ou uma história feliz, pensando que isso gerará comprometimento nas pessoas.

Na realidade, o comprometimento é fruto de outras coisas. Para você ter uma equipe comprometida, existem alguns aspectos na organização que precisam estar bem resolvidos.

Primeiro, para onde esta empresa está indo? Qual é a direção dela?

O que ela está construindo? Onde ela quer chegar?

Segundo, o que cada pessoa tem que fazer para ajudar a empresa a chegar lá?

Terceiro, como estas pessoas serão reconhecidas, remuneradas, e como crescerão financeiramente dentro da organização?

Quarto, como elas serão desenvolvidas e capacitadas para fazerem isso acontecer?

Se você não tem esse básico definido, não vai conquistar o comprometimento dos colaboradores nem que contrate o palestrante com a melhor história de superação no mundo. O que gera comprometimento é a estrutura da organização.

Então, ver sistemicamente é analisar as coisas nos seus contextos e saber exatamente o que é necessário ajustar dentro do sistema para que você tenha o resultado que precisa.

2) Protagonismo

A segunda capacidade é a capacidade do protagonismo, que significa assumir a sua responsabilidade.

Não depende, por exemplo, da economia. A economia pode influenciar o resultado da empresa, mas não pode determinar o que vai acontecer com ela. Não depende de política; não é questão de ser o presidente A ou B, ou o partido A ou B. Diante do contexto que estamos vivendo, temos que saber que somos nós que precisamos construir as condições da nossa empresa.

Assumir o protagonismo, assumir a posição de "É comigo, sou eu que preciso fazer este negócio acontecer", independentemente do contexto, é uma outra capacidade fundamental para alguém que quer empreender e construir uma empresa saudável e longeva.

3) Pensamento estratégico

A terceira capacidade importante é a capacidade de pensar estrategicamente. É estar sempre analisando o contexto em que a sua empresa está vivendo. Ou seja, o momento do mercado, o momento da humanidade, o momento econômico, e fazer os ajustes dentro da sua empresa com base nas pessoas, nos recursos, orçamento, estrutura, tecnologia, conhecimento e habilidades que a sua empresa possui. Não há nada pior do que sermos muito bons em um mercado que não existe mais.

Pensamento estratégico é você ter a condição de ajustar a sua empresa continuamente ao momento que o mercado pede e ao momento que o seu mercado vive.

4) Gestão do tempo

A quarta capacidade fundamental para se construir uma empresa que cresça de forma segura é saber usar muito bem o seu tempo e o tempo de cada pessoa da sua equipe. O tempo é inelástico. Todos nós temos uma determinada quantidade de tempo. O grande diferencial é você saber o que realmente é importante e o que realmente faz grande diferença, e ter isso como prioridade e foco principal.

Para que você possa priorizar não só as suas ações, mas também as ações da sua equipe, você precisa de metodologia, e precisa ter a capacidade de organizar e estruturar a agenda da sua equipe e a sua própria. Essa é a quarta capacidade para se construir uma empresa longeva e bem-sucedida.

5) Estruturação e melhoria de processos

Todo produto, todo resultado, é fruto de um processo. A quinta capacidade é a estruturação e melhoria de processos. Se você obtém um resultado extraordinário, é importante que saiba exatamente qual foi o processo que está gerando este resultado para que possa duplicá-lo. Se você tem um resultado que não está saindo a contento, é necessário mapear este processo para descobrir onde é preciso fazer melhorias para que o resultado possa ser melhorado.

Trata-se de desenvolver a capacidade que permita que você, diante de qualquer situação, possa parar e analisar o processo que está gerando um determinado resultado. Além disso, é fundamental para quem quer construir uma empresa bem-sucedida e longeva ter as ferramentas para melhorar este processo.

6) Estruturar equipes de alta performance

Equipes extraordinárias não nascem por acaso. Você não as contrata. Equipes extraordinárias são construídas.

O empreendedor e empresário que realmente quer ter uma equipe acima da média precisará construir esta equipe. É necessário saber como engajar essas pessoas, como selecionar essas pessoas, como desenvolvê-las, e como criar o senso de time que faz com que um proteja o outro e colabore com o outro genuinamente. A sexta capacidade de um empreendedor, de um empresário bem-sucedido é exatamente saber construir equipes extraordinárias.

7) Implementação de mudanças

A sétima capacidade está relacionada à implementar mudanças de forma inteligente. A todo momento você terá que implementar mudanças na sua empresa, mas, dependendo da forma como esta mudança é implementada, pode ser que gere muita resistência. Quanto mais as pessoas estão resistindo à mudança, menos produtividade tem a organização.

Para se construir uma empresa extraordinária, é necessário ter uma empresa que se adapta, que se ajusta e que aprende com o momento do mercado da forma mais rápida possível. Então, ter ferramentas e metodologias que lhe auxiliem a engajar e preparar as pessoas para o processo de mudança e a saber como agir em cada etapa deste processo é fundamental para se construir uma empresa bem-sucedida, que cresce de forma segura.

8) Capacidade de desenvolver pessoas

A oitava capacidade é a de desenvolver pessoas e criar sucessores.

Imagine uma empresa que começa a crescer de forma estruturada e chega uma hora em que ela tem a oportunidade de aumentar o seu tamanho, mas não tem pessoas preparadas para ocupar essas funções. É necessário, portanto, desenvolver os integrantes das equipes para que também estejam preparados para ocuparem funções estratégicas.

Na medida que você estrutura a sua organização e desenvolve as pessoas da sua organização criando sucessores, você começa a criar condições para crescer de forma segura.

9) Capacidade de se comunicar de forma construtiva em situações diversas

A nona capacidade é extremamente importante para nos fortalecer em todos os aspectos das nossas vidas. Saber se comunicar de forma construtiva é a chave para que soluções aconteçam de forma clara e para que implementações aconteçam de forma suave, com o mínimo de desgaste possível.

A arte de bem se comunicar está diretamente associada a saber construir pontes de informações claras entre os interlocutores e a entender que as pessoas têm diferentes formas de valorizar as coisas da vida e, por isso, compreendem o que está sendo dito de formas distintas.

Ter esta capacidade depende de ter a abertura para desenvolver novas capacidades sociais, o que significa compreender que as diferenças podem ser conjugadas. A partir disso, todos podem ter um ganho maior e melhor para suas vidas.

10) Capacidade de reconhecer o progresso e celebrar

A décima capacidade, e a última que destaco neste artigo, é a capacidade de reconhecer o progresso e celebrá-lo. Por que isso é tão importante?

Muitas vezes, ficamos tão focados naquilo que não está funcionando que não reconhecemos aquilo que está progredindo. E quando você reconhece o que está progredindo, você deve celebrar isso. Quando você celebra, você começa a criar uma cultura de envolvimento de vitória. É uma vibração muito positiva, de crescimento, de energia contagiante, com entusiasmo, e esta vibração torna as pessoas, como consequência, muito mais produtivas.

Com estas dez capacidades, você cria as estruturas, as bases e os pilares para que uma empresa cresça de forma segura, sem a necessidade de ter que viver uma crise para se desenvolver.

Agora que você já conheceu as dez capacidades, vamos fazer uma análise de como você se comporta diante dos acontecimentos em sua organização? Clique aqui para baixar a ferramenta.

#GestãoContemporânea #GestãodoTempo #cursodegestão #treinamentocorporativo #GestãodePessoas #desenvolvimentodeequipe #Produtividade

295 visualizações