Dr. Don Beck aponta a necessidade de pesquisas sobre os sistemas de valores
Buscar
  • Equipe Nortus

Dr. Don Beck aponta a necessidade de pesquisas sobre os sistemas de valores


Dr. Darrell Gooden durante o evento internacional organizado pela Nortus sobre a Dinâmica da Espiral

Durante dois dias, gestores e empresários acompanharam a exposição sobre a Dinâmica da Espiral feita por Dr. Darrell Gooden, PhD em Comunicação e Psicologia Social e co-fundador do National Values Institute e CEO do Spiral Dynamics Group, Inc. Gooden foi indicado por Dr. Don Beck para participar do encontro promovido pela Nortus nos dias 28 e 29 de junho no Vitória Hotel Convention, em Paulínia, em comemoração aos 10 anos da empresa que se dedica ao desenvolvimento humano.

O co-autor do livro "Dinâmica da Espiral: Dominar Valores, Liderança e Mudança" realizou duas intervenções durante o evento. No segundo dia, Beck, que é mundialmente conhecido como autoridade em resolução de conflitos em larga escala, deixou claro aos participantes: "É necessário que vocês se movimentem para tentar descobrir como definir os brasileiros e compreendam a integralidade do Brasil".

Dr. Don Beck dialogou com participantes durante o evento internacional sobre a Dinâmica da Espiral

A situação brasileira

A afirmação se deu após Don Beck destacar a necessidade dos problemas enfrentados pelo Brasil serem analisados a partir do 7º nível de existência da Espiral Dinâmica, o nível de consciência que permite à humanidade encontrar soluções em dimensões micro e macro a partir de uma visão global.

Beck destacou que a partir desta perspectiva é possível evitar distorções de análises que não sejam tão complexas como os problemas que se apresentam no país. Um exemplo citado por Beck é a polarização entre conservadores e liberais no campo político, não apenas no Brasil como em outros países, como os Estados Unidos.

"É necessário conectar as visões de mundo com as soluções para os problemas. É necessário entender o Brasil como um organismo vivo, de dentro para fora, e que vive este presente", afirmou.

Beck ressaltou que é necessário identificar quem são os brasileiros, o nível de desenvolvimento em que estão, como podem ser melhor gerenciados, e projetar soluções que levem em conta os diversos sistemas de valores existentes no país. Uma das participantes, então, perguntou como conduzir este tipo de pesquisa, considerando que o Brasil é uma nação enorme, com muitas diferenças culturais. Beck foi enfático ao afirmar que é necessário começar de onde estiver.

Compartilhamento de experiências

Darrell Gooden conceituou os oito níveis de existência (bege, roxo, vermelho, azul, laranja, verde, amarelo e turquesa), explicando quais são os sistemas motivacionais de cada um e o que os leva a se desenvolver para o nível seguinte. Além do conteúdo teórico sobre a Dinâmica da Espiral, Gooden conduziu dinâmicas em grupo para que os participantes pudessem discutir e analisar a sua trajetória de vida pessoal a partir dos conhecimentos trabalhados no encontro. Gooden também abriu espaço para o compartilhamento de experiências da aplicação da Dinâmica da Espiral.

Dr. Darrell Gooden acompanhou grupos em atividades para compartilhar conhecimentos sobre a Dinâmica da Espiral

Assim como a Nortus utiliza a Dinâmica da Espiral como conteúdo em suas formações, cursos e em sua estrutura organizacional interna, durante o encontro, Juliana Glasser, fundadora da Carambola, startup da área de Tecnologia da Informação (T.I), revelou que a sua empresa considera em qual sistema de valores cada um se encontra para formar os seus programadores e, a partir daí, traça a trilhas de ensino-aprendizagem para cada aluno, muitos deles que nunca tiveram contato anterior com o universo da T.I.

Participaram do evento 50 pessoas, entre elas CEOs, diretores, gerentes e gestores de empresas de diversos segmentos, além de integrantes da Nortus. "Os dois dias foram fantásticos. Tive a oportunidade de criar novas conexões, compartilhar as minhas experiências e aprender muito com o conceito da Dinâmica da Espiral. O ponto alto do treinamento, em meu ponto de vista, foi a compreensão de como mapear o DNA psicológico da organização e colocá-lo em prática. A iniciativa da Nortus em promover este tipo de evento só reforça o quanto a empresa é preocupada em expandir os seus horizontes, oferecendo aos seus clientes conteúdos inovadores, contemporâneos, alinhados ao crescimento organizacional e ao desenvolvimento humano", afirmou Karen Santos, coordenadora de Recursos Humanos do Comitê Brasileiro de Clubes.

Para a Nortus, o encontro foi uma excelente oportunidade para compartilhar experiências e iniciar futuras parcerias para atender ao chamado de Don Beck à missão de difundir cada vez mais a teoria da Espiral, dar continuidade às pesquisas e apontar soluções aos desafios do Brasil na atualidade. "A Nortus tem como propósito essencial ativar nas pessoas as estruturas mentais que lhes permitam a continuidade da vida de forma consciente e saudável, e por isso colocamos em todas as soluções que propomos para o mundo corporativo os ingredientes necessários para que isso aconteça. Ter o Dr. Don Beck e Dr. Darrell Gooden como parceiros de desenvolvimento humano é muito importante para nós, pois nos fortalece na concretização do nosso propósito. Estamos honrados e agradecidos por esse momento", afirma Mirian Coden, sócia-fundadora da Nortus.

Mirian Coden, sócia-fundadora da Nortus: "Estamos honrados e agradecidos por este momento"

Sobre a Nortus

O evento com Don Beck e Darrell Gooden marcou os 10 anos da Nortus, empresa referência em soluções para Gestão Contemporânea fundada em 2009 e com sede em Campinas. Ao longo de 10 anos, a Nortus já formou centenas de gestores no Brasil. Só no ano passado, atendeu 2.572 profissionais em cursos, consultorias e eventos, e seu portfólio reúne clientes de mais de 30 empresas. A Nortus mantém parceria com uma das principais escolas europeias de alta gestão, a EADA – Escola de Alta Direção e Administração de Barcelona, e é responsável, também, pelo lançamento do NeuroTrainingLab no Brasil, uma ferramenta inédita que coloca as neurociências a serviço do desenvolvimento humano e profissional.

Atualmente, conta com 24 profissionais preparados em diversas áreas do conhecimento humano e científico para atender o universo corporativo, e é criadora da tecnologia inédita de desenvolvimento humano, o Modelo Metassistêmico. Possui uma célula social chamada NEOEDUCAR, que se dedica a levar formação e conteúdos de gestão à área da educação pública.

Participantes e equipe da Nortus celebram a conclusão do evento sobre a Dinâmica da Espiral com Darrell Gooden

#DinâmicadaEspiral #DonBeck #DarrelGooden #Eventointernacional

0 visualização