Melhoria de resultados, mudanças e o princípio evolutivo
Buscar
  • Valdeci Maciel

Melhoria de resultados, mudanças e o princípio evolutivo


Melhorar resultados é o que buscam muitos gestores junto ao seu time. Mas é muito importante entender que nem toda mudança significa melhoria. Ao mesmo tempo, não haverá melhoria se não houver mudança.

É importante conter a ansiedade e o impulso de querer implementar mudanças logo de cara. É importante compreender que nem toda mudança é boa ao sistema. Algumas, inclusive, precisam ser evitadas. Então, como saber o que é necessário ou não mudar e, de fato, avançar rumo à melhoria de resultados?

Partimos, na Nortus, do princípio de que estamos em constante evolução. Essa é a condição básica para todo e qualquer sistema vivo. A partir desta perspectiva, propomos a seguinte reflexão: será que em seu setor ou empresa há oportunidades para melhorias que não estão sendo observadas?

Muitas vezes, estamos inseridos em processos bastante consolidados pela experiência empírica. Esta é uma excelente oportunidade de melhorá-los, tornando-os mais limpos, lógicos e naturais, gerando menos desgaste e maior produtividade.

Durante a Formação em Gestão Contemporânea, apresentamos conteúdos e ferramentas para que os gestores possam desenvolver a sua capacidade de olhar para os processos já existentes, entendê-los e, a partir de uma análise cuidadosa, tomarem decisões assertivas que melhoram a sua produtividade e, consequentemente, a de suas equipes.

Por isso, sabemos que existem métodos para levar empresas a gerir os processos de maneira mais limpa, natural e lógica. Alinhar o entendimento de todos os integrantes de uma equipe envolvidos em um mesmo processo é fundamental. Desenhar o fluxograma de um processo consolidado é, também, um passo primordial. Cada integrante do processo tem uma visão diferente sobre ele. Ao desenhar coletivamente, a equipe naturalmente começa a se alinhar em um entendimento comum e, consequentemente, a encontrar respostas em conjunto para o que é necessário ser feito, inclusive as mudanças.

Há várias formas e metodologias possíveis de serem utilizadas para a identificação de oportunidades de melhorias e de desperdícios. Nossa sugestão é que se faça uso da ferramenta que propomos (clique aqui para baixar), utilizando nove passos. Isto evidenciará de forma clara os desperdícios, bem como poderá auxiliar a estruturação dos resultados e produtividade. Bom trabalho!

Assista: Os cinco pilares para alavancar equipes

#melhoriaderesultados #Evolução #Mudanças #Produtividade #Altaperformance

38 visualizações