Por que as falhas acontecem?
Buscar
  • Aline Sirotto

Por que as falhas acontecem?


Diante de uma falha na execução, ao questionarmos quais seriam suas possíveis causas, frequentemente ouvimos como resposta que os recursos são limitados e que há escassez de mão de obra, ou, ainda, que há falta de tempo hábil para a execução ocorrer normalmente. Um gestor contemporâneo sabe que, na realidade, essas são respostas trazidas por uma gestão vitimizada.

A gestão contemporânea entende que as falhas são resultado da falta de direção, falta de estruturação do que precisa ser feito e falta de preparo. De fato, o tempo é um recurso importantíssimo, muito valioso, e, por isso, precisa ser bem otimizado. O gestor contemporâneo assume a responsabilidade sobre as prioridades escolhidas por ele. É o protagonista de escolhas que precisa, necessariamente, levar em consideração o que são as importâncias e o que são as urgências — tema que já abordamos em outro artigo que você pode ler aqui.

Se você não reserva tempo para planejar a sua agenda, para olhar para a direção estratégica da organização onde você atua e, também, para a sua vida, é muito provável que você se torne refém de urgências e constate grande número de falhas na execução de ações e tarefas.

Um conceito que trabalhamos no módulo de Concretização Exata na Formação em Gestão Contemporânea e que proporciona resultados imediatos nas vidas dos gestores é o equilíbrio da Roda da Vida. Se considerarmos que a vida é composta pelo tempo e foco dedicado às áreas de carreira, família e amigos, saúde, relacionamento íntimo, finanças e desenvolvimento pessoal, convido você a refletir sobre o quanto você está priorizando e planejando as ações em cada uma destas áreas diariamente. Há um equilíbrio?

É importante destacar que equilíbrio não são bases iguais para a Roda da Vida. Ela varia de acordo com o momento que estamos vivendo. O importante é como estamos definindo e agendando as importâncias. Se, por exemplo, a saúde surge em sua agenda somente em caráter de urgência/emergência, este é um sinal claro de que, por muito tempo, esta área não foi priorizada e planejada. Isso ocorre com todas as áreas da Roda da Vida.

Ferramenta

Agora que já compartilhamos alguns conceitos importantes para uma gestão protagonista, convido você a baixar a ferramenta elaborada pela Nortus a partir da Roda da Vida e comparar o quanto a ausência de planejamento favorece o surgimento de falhas, desgastes e retrabalhos. Que esta reflexão possa auxiliar você a conquistar equilíbrio e excelentes resultados de forma saudável!

Assista também: Como desenvolver a escuta ativa

#gestão #gestãodetempo #concretizaçãoexata #altodesempenho #equipedealtorendimento #equilíbrio #gestãocontemporânea #gestor

70 visualizações