• Equipe Nortus

3º Encontro de Gestores Nortus: tempo de compartilhar práticas inspiradoras



Transformação. Essa foi a palavra escolhida por vários gestores contemporâneos para representar a si mesmos, diante do ano de 2020, na primeira atividade do 3º Encontro de Gestores Contemporâneos Nortus realizado no dia 11 de novembro.

A palavra também se conecta bastante à experiência vivida pela própria Nortus em muitas transformações pelas quais passamos. O próprio Encontro de Gestores, pela primeira vez, foi realizado na modalidade on-line e ao vivo, reunindo mais de 50 gestores formados desde a primeira turma da Formação em Gestão Contemporânea até a vigésima turma.


Durante cerca de quatro horas de evento, os participantes puderam se reencontrar e compartilhar suas experiências em atividades práticas. Depois, acompanharam a inspiradora trajetória da Sicredi Serrana (RS), apresentada por seu diretor executivo, Odair Dalagasperina, e pelo gerente de gestão de pessoas, Fabrício Cambruzzi.


Trajetória inspiradora


A experiência da Sicredi foi escolhida pela Nortus para ser compartilhada com os gestores contemporâneos por ser um caso real de uma organização que demonstra na prática como podem ser as organizações bem-sucedidas num futuro próximo. Atualmente, a Nortus é parceira da Sicredi Serrana, responsável pelo desenvolvimento da jornada de aprendizagem de seus líderes.


Diretor executivo da Sicredi Serrana, Odair Dalagasperina


Gerente de gestão de pessoas da Sicredi Serrana, Fabrício Cambruzzi


A Sicredi Serrana conta, hoje, com 483 colaboradores que atendem 120 mil clientes/associados. Dalagasperina iniciou no Sistema Sicredi há 29 anos como office boy na unidade de Altos da Serra (RS), passando por várias funções e atuando em outras unidades até chegar à diretoria executiva da Sicredi Serrana, onde atua há 11 anos.


Durante a palestra, Dalagasperina contou que, ao tomar conhecimento sobre as fases existenciais das organizações, conteúdo produzido pela Nortus, e os conceitos da Dinâmica em Espiral Integral, identificou muitos momentos pelos quais a organização passou.


Gestão por propósito


Atualmente, a Sicredi Serrana vive um modelo de gestão por propósito, e esse foi um ponto chave para o crescimento exponencial vivenciado pela organização. “Demos passe-livre para as pessoas exercerem sua autonomia, e elas perceberam que eram verdadeiramente parte, fazendo aquilo que acreditam”, revela Dalagasperina.


Os dados compartilhados com os gestores contemporâneos durante o encontro comprovam que o propósito escolhido pela organização (“fazer o mundo prosperar”) levou a Sicredi Serrana a um crescimento exponencial. Em 2002, o resultado da financeira foi de R$ 1,1 milhões, e em 2019, atingiu R$ 76,92 milhões. O engajamento também aumentou significativamente, de 79,75% em 2014 para 93,95% em 2019.


Desafio revela potencial desconhecido


O propósito de fazer o mundo prosperar dispensou a organização de estabelecer metas. Em seu lugar, a organização dá voz aos colaboradores em colegiados e estimula as lideranças com projetos. "O melhor das pessoas vem com o desafio de seu potencial e, assim, elas vão descobrindo potencial que não conheciam. É possível fazer o bem e com um ótimo negócio”, inclui Odair Dalagasperina.


Falando em desafio, diversos gestores contemporâneos compartilharam o quanto a pandemia solicitou que eles expressassem o seu potencial em diferentes circunstâncias. Este também foi o tema da dinâmica em grupo. Eles receberam um case com diversas informações de contexto sobre uma empresa fictícia, sem prática virtual, e que teve que colocar 50% dos colaboradores em home office.


Sócia-fundadora da Nortus, Mirian Machado Coden, coordenou as atividades durante o 3º Encontro

A tarefa era, em grupo, apontar as alternativas e ações que implementariam como gestores contemporâneos. Em primeira mão, a Nortus entregou aos participantes um material síntese de todos os módulos da Formação em Gestão Contemporânea para que pudessem relembrar conceitos e tê-los sempre por perto. As propostas construídas pelos grupos foram registradas em um documento on-line, que foi revisitado por todos e comentado pelos gestores em plenária.



“Pudemos compartilhar nossas experiências desse ‘novo normal’ que a COVID19 nos trouxe e, certamente, tivemos ainda mais clareza de que os conceitos aprendidos durante cada um dos módulos da Formação em Gestão Contemporânea nos permitiram perceber rápido que estávamos em meio a um caos e que estávamos muito mais preparados para redefinir a rota e seguir em frente”, comenta a gerente de Recursos Humanos da Gold Pão, Márcia Antoniucci, gestora contemporânea formada na Turma 10.


Mais desenvolvimento


A Nortus também realizou sorteio de cinco vagas para os cursos on-line ao vivo "Decisões assertivas: como pensar sem vieses" e "Soft skills: como desenvolver as habilidades essenciais para o profissional contemporâneo" e mais cinco vagas para o curso EAD, "Liderança e Gestão de Equipes Contemporâneas". Além disso, todos os gestores que participaram do encontro foram presenteados com a assinatura digital da Revista HBR por seis meses.




“Foi um encontro incrível, pelo reencontro, novos encontros, acesso a cases e histórias. Preencheu minha alma”.


Ellen Taiza Lins, gerente distrital da Althaia, gestora contemporânea formada na Turma 14.





“Sem palavras para descrever e agradecer pelo cuidado e carinho que a Nortus proporciona aos participantes da Formação Gestão Contemporânea. Mesmo após o término da Formação, o acompanhamento e assistência de nossos aprendizados continuam. Foram momentos de atualização de informações e de reflexões, onde percebemos o quanto estamos vivenciando cada aprendizado, como fica enraizado e vai norteando a direção de nossas vidas, tanto profissional quanto pessoal. É como se fôssemos convidados a passear pela nossa essência, buscando e trazendo de nós o que há de melhor. Foi incrível observar que isso acontece com todos que fazem essa formação. Gestores de vários estados e empresas de ramos de atividades diferentes compartilharam os mesmos pensamentos e sentimentos. Foi um momento de confirmação de que, sim, estamos na direção certa, e de que vale a pena investirmos em autoconhecimento e autodesenvolvimento. Confirmação também de que o futuro depende dessa evolução. Ao concluir a Formação em Gestão Contemporânea, compreendemos o nosso papel como um condutor dessa evolução, proporcionando-a a outras pessoas também, cumprindo a parte que nos cabe e fazendo esse mundo um pouco melhor. Gratidão a todos que fazem parte dessa incrível empresa, e por todos os ensinamentos. Ainda tenho muito a aprender e estarei seguindo os seus passos.”


Roseli Iraides Gibau, proprietária da Zamm Flora Imóveis, gestora contemporânea formada na Turma 20.



“Nesse encontro, tive a feliz oportunidade de relembrar e exercitar conceitos da gestão contemporânea com pessoas incríveis de todas as partes do país. Foram momentos de conexão e reconhecimento nas falas e sentimentos de muitos dos colegas gestores. Percebo que, diante dos cenários mais críticos, com a bagagem do curso de Gestão Contemporânea, tenho passado pelas situações de forma mais leve. Terminei o dia com a consciência de ser em transformação e abastecida para os ciclos que virão. Sempre que escolho dedicar minha atenção a qualquer proposta da Nortus, sigo fortalecida nos meus propósitos, tocada como ser humano e grata por essa jornada que é a vida!”


Jacira Lucena, gerente de Design da marca Melissa - Grendene S/A, gestora contemporânea formada pela Turma 17.


Gratidão


Nós Nortus é quem somos imensamente gratos.


Fica aqui o vídeo com o qual recebemos os participantes do 3° Encontro de Gestores Contemporâneos Nortus. Esperamos vocês em 2021!



31 visualizações