A estrutura organizacional como aliada de desenvolvimento pessoal

Equipe Nortus
03/09/2020

Por Bruno Iacuzio*

Posso dizer que o olhar de engenheiro fez parte da minha vida mesmo antes de eu cursar engenharia. No mundo organizacional, a forma de olhar como a hierarquia está constituída (ou seja, a estrutura de poder dentro da organização), como os processos de desempenho individual e coletivo, remuneração e desenvolvimento são aplicados, reflete como a engrenagem organizacional está girando.

E este olhar me despertou para conseguir ver a estrutura das organizações com as quais eu estava envolvido como um fator de suma importância para o meu desenvolvimento pessoal e profissional e, por consequência, se tornou um direcionador para minhas decisões.

Com este modelo mental, sempre que tenho a oportunidade aconselhar alguém que recebeu uma proposta de mudança de atividade profissional, seja ela dentro da organização em que atua ou para outra instituição, eu incluo uma pergunta: qual estrutura organizacional está mais alinhada para o seu desenvolvimento pessoal?

A estrutura nos diz muito sobre o ambiente em que escolhemos estar. E isso é perceptível tanto nos aspectos macro da organização (políticas e regimentos comuns a todos da empresa, por exemplo) como também no ambiente direto da sua atividade, que é a relação com as pessoas ao seu redor (360°) e suas regras de convivência, que muitas vezes não são explícitas.

É por isso que em diversas pesquisas de engajamento/clima é sempre evidenciado que as pessoas se desligam, na maioria das vezes, da sua gestão direta, e não da organização como um todo. Assim, ter clareza desta conexão demonstrará qual nível de complexidade será exigido de você, e também quais serão as suas oportunidades de criação.

É fundamental ter a consciência de que uma estrutura é fruto das pessoas que ali convivem e, por isso, expressa suas intenções de crescimento ou não, de aprendizagem ou não, de acomodação ou não.

Estrutura e cultura

Pela forma como uma organização está estruturada, pode-se compreender muitas coisas da cultura que ela possui. Assim, uma estrutura organizacional é um grande espelho d’água que reflete todas as possibilidades que este ambiente oferece. E saber fazer esta leitura irá contribuir enormemente para que a sua tomada de decisão seja mais efetiva na hora de definir os rumos da sua vida.

Assim, lhe convido a incluir na sua bagagem de decisão este ponto de observação e análise e, a partir dele, assimilar no seu repertório a leitura sobre a estrutura organizacional da qual você faz parte. É preciso compreender que esta estrutura é uma engrenagem que influencia continuamente o seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional, e somente você é capaz de tomar decisões para aumentar ou frear o ritmo desta influência em sua vida.

Reflita sempre que puder: as estruturas organizacionais que fazem parte da minha vida estimulam verdadeiramente o meu desenvolvimento pessoal e profissional?

*Bruno Iacuzio é consultor de desenvolvimento da Nortus, referência em estrutura organizacional.
Possui experiência de mais de 15 anos em gestão industrial de empresas multinacionais e nacionais
de grande porte. Como consultor, atua no desenvolvimento de estruturas organizacionais mais
competitivas. É engenheiro de produção especialista em melhoria de novos modelos de negócio,
produtos e processo.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus