• Equipe Nortus

Cinco dicas para estruturar um planejamento estratégico forte


Uma queixa muito frequente feita por gestores e gestoras é a dificuldade de concretizar um planejamento estratégico. E isso acontece com profissionais que atuam em diferentes tipos de organizações. O ponto de impedimento em comum tende a ser o fato de querermos concretizar algo que é ideal e não o que realmente estamos vivendo.



Quando olhamos o planejamento estratégico por essa perspectiva, conseguimos vivê-lo de uma maneira diferente. É o que chamo de planejamento estratégico forte. O primeiro passo para concretizá-lo é ter um propósito muito claro. É preciso saber qual é a direção a ser seguida.


Isso não significa somente pegar a lista de pendências e organizá-las em uma linha do tempo. É preciso escolher para si e para o sistema as ações que concretizam a direção a ser seguida, sabendo exatamente o que precisa ser feito para que esse propósito se realize e para que vivamos, em cada agora, o propósito e a direção.


A nuance que considero essencial é fazer com que o planejamento seja coerente com a nossa realidade. O planejamento precisa ser real. O que dá para ser feito hoje? Qual é o próximo passo em relação ao nosso propósito e a nossa direção? O planejamento não pode ser algo que gostaríamos de estar vivendo.


Quando o planejamento é real, ele gera ação e energia para o movimento, nos dá impulso para o realizar, e não nos deixa ficar fantasiando.


O planejamento pautado na realidade impacta diretamente no resultado que precisamos alcançar.

Para estruturar um planejamento estratégico forte, precisamos, necessariamente, lançar um olhar atento sobre nós mesmos. Compartilho cinco dicas que podem ajudar você nessa concretização:


1) Conheça a sua rotina


É preciso ter clareza do que precisa ser feito, e isso só é possível se a gente conhecer a nossa rotina.


2) Desenvolva autoconhecimento em relação à sua produtividade


É preciso conhecer como funciona a sua produtividade e em quais momentos o seu córtex pré-frontal (parte do cérebro associada ao pensamento reflexivo e solicitado para análises) está mais disponível. Ainda com relação a este ponto, é importante ter consciência sobre a sua estrutura técnica/comportamental para realizar as entregas planejadas.


3) Organize as ações e tarefas com dia e hora para acontecer


Na prática, é necessário colocar a rotina do seu dia a dia em uma linha do tempo, planejando e organizando as ações. Pergunte-se: qual é o melhor momento e a que horas cada ação deve ser executada? Em que dia elas serão realizadas? O essencial é organizar. Isso trará clareza do que precisa ser feito e aumentará muito o poder de realização.


4) Realize ajustes considerando as incertezas


As incertezas vão acontecer! Dentro da matriz do tempo, sobre a qual falamos bastante no módulo Concretização Exata da Formação em Gestão Contemporânea, as incertezas fazem parte de nossas urgências, e precisamos levá-las em consideração.


Incerteza é algo que não é previsível, pois o que é previsível já deveria ter sido mapeado no item um do planejamento. As incertezas são realmente o que acontece fora do previsto. Por exemplo, uma urgência de outra pessoa que não era importante para mim naquele momento pode se mostrar, diante da leitura do contexto e de sua importância para a concretização da direção estratégica, como uma prioridade em nossas entregas.


5) Concretize o combinado


Depois que o planejamento forte está organizado, temos que concretizá-lo, e é necessário energia para colocá-lo em prática. É a partir dessa organização que é possível começar a viver a integração entre a vida pessoal e profissional. Ao estruturar tudo isso, nasce o planejamento, a colaboração e a construção com os outros, tanto na empresa quanto em nossa vida pessoal.


No âmbito da gestão, quanto mais o planejamento estratégico for forte, mais conseguiremos integrarmo-nos com nossos pares, líderes e liderados.


Ferramenta de análise


Já parou para pensar sobre a efetividade do seu planejamento estratégico? Será que ele está no campo das ideias ou da realidade? Para iniciar uma análise que lhe ajude a desenvolver a capacidade de estruturar um planejamento forte, fica o convite para você baixar gratuitamente uma ferramenta Nortus que disponibilizamos neste link.


Desejo que você possa fazer boas reflexões a partir dela!



Sobre a autora


Aline Sirotto é sócia-executiva da Nortus, onde é educadora da Formação em Gestão Contemporânea. Graduada em Administração de Empresas pela PUC Campinas, possui especialização e MBA em Desenvolvimento Humano para Formação de Gestores pela FGV, Assessoria Executiva pela Uninter, Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey, e Formação em Neurociência Aplicada à Liderança (NELA e NELA PRO). Como analista do Assessment Quantum, já trabalhou individualmente, auxiliando no autoconhecimento de mais de 2.000 profissionais. Possui mais de dez anos de experiência como gestora de equipes, Operações Financeiras e como consultora de DHO, sempre com foco no comportamento e desenvolvimento de pessoas.


Sobre a Nortus

A Nortus é uma instituição de desenvolvimento humano global e organizacional, referência em soluções para gestão contemporânea, fundada em 2009 e com sede em Campinas (SP). Já formamos mais de 700 gestores em todo o Brasil, atendendo dezenas de empresas e impactando o desenvolvimento de mais de 50 mil pessoas com nossa Tecnologia Comportamental Metassistêmica. Mantemos parcerias internacionais com pesquisadores do campo da psicologia social, comportamental e organizacional e da neurociência. Seguindo com a concretização de seu propósito, não só no âmbito corporativo, a Nortus possui a célula social Neoeducar que coloca nossa tecnologia genuína à disposição dos profissionais da rede pública de ensino.






61 visualizações0 comentário