Como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho

Rafael
26/04/2021

Seja em home office ou no escritório, quase todos nós temos uma companhia que sempre aparece para nos visitar: a temida procrastinação.

Você pode até pensar: nem vou continuar lendo, porque vou me sentir mal. Eu já sei o que preciso fazer. Sei como resolver, eu só não faço!

Essa é a primeira sugestão: faça as pazes com o seu ser procrastinador. Nós temos a tendência de economizar energia, e fugir de problemas que trazem esta versão de nós mesmos.

Ficar de bem com tudo o que procrastinou até agora e ter consciência de que esta é apenas uma forma de se fazer, ou melhor, de não fazer algo que tinha planejado, lhe trará leveza e ampliará a sua consciência.

Então, seguem algumas sugestões para encarar a procrastinação:

  • Entenda que reagendar é uma opção

Ao invés de deixar para depois e empurrar a tarefa para debaixo do tapete, opte por colocá-la em sua agenda de rotina/cronograma em outro momento. Quando assume que não irá fazer e escolhe outra data, você ficará no controle da situação e não virá o sentimento de frustração.

  • Divida em pequenas partes

Muitas vezes, uma atividade mais complexa nos assusta. Julgamos que não temos competência e, então, a adiamos. Reserve um tempo para separá-la em pequenas tarefas com prazos. A tendência é você não fugir mais da ação, e fazê-la com muito mais fluidez.

  • Olhe para a sua autoestima

Pode ser que você não esteja reconhecendo o seu real potencial e, por isso, escolhe, mesmo que inconscientemente, não enfrentar algum compromisso. Acolha a si mesmo e busque ajuda, se for necessário.

  • Analise se é excesso de facilidade

Outra possibilidade é você desvalorizar o que precisa ser feito por achar fácil demais. Por incrível que pareça, temos a tendência de querer adiar algo por suspeitar o que faremos rápido.

Nem toda atividade que fazemos sem esforço algum é rápida. Então, nesse caso, a dica é colocar na agenda um tempo suficiente e realizar o quanto antes. Trará alívio e abertura para realizar atividades mais complexas.

Agora, seguem sugestões de como fazer acontecer:

  • Crie listas efetivas:

Criar listas sempre é uma maneira simples e impactante de se organizar. Indico você a experimentar estas duas listas por um mês e perceber o quanto aumentou a sua produtividade.

  1. Lista das tarefas prioritárias

Esta é aquela lista que fazemos pensada.

A ideia é listar tudo que tem como demanda em ordem de prioridade.

  1. Lista geral

Recomendo deixar um espaço à vista para esta lista enquanto estiver trabalhando, seja em papel ou eletrônica.

Ela será usada em diversos casos, como:

  • Quando surge um pensamento com alguma pendência;
  • Quando alguém vai até sua mesa e comenta sobre algo que precisa realizar;
  • Quando lê um e-mail e tem uma ideia para algum projeto;
  • Quando recebe uma mensagem pelo celular e desperta uma ação que precisa ser feita.

Leia as duas listas, faça uma breve análise, e depois escolha um destes três destinos para as tarefas:

  • Ou você coloca na sua agenda com data e hora para acontecer;
  • Ou você delega para alguém da equipe;
  • Ou você deleta.

Assim, você começa a lidar de uma forma mais assertiva com os seus afazeres simples e complexos.

Se você for gestor, primeiro, aplique na sua rotina, o que naturalmente instigará a sua equipe a fazer o mesmo. E, com sua orientação, depois que já tiver experiência, será mais fluido e produtivo.

Baixe aqui uma ferramenta editável que o auxilia a ser mais produtivo.

Sobre a autora

Aline Sirotto é graduada em Administração de Empresas pela PUC Campinas, possui especialização e MBA em Desenvolvimento Humano para Formação de Gestores pela FGV, Assessoria Executiva pela Uninter, Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey, e Formação em Neurociência Aplicada à Liderança (NELA e NELA PRO). Como analista do Assessment Quantum, já trabalhou individualmente auxiliando no autoconhecimento de mais de 2.000 profissionais. Possui mais de dez anos de experiência como gestora de equipes, Operações Financeiras e como consultora de DHO, sempre com foco no comportamento e desenvolvimento de pessoas.

Sobre a Nortus

A Nortus é uma instituição de desenvolvimento humano global e organizacional. Fundada em 2009 e com sede em Campinas (SP) dedica-se à cocriar as condições para a ampliação da consciência humana em projetos nos campos científico, social e de educação corporativa. Já formamos mais de 700 gestores contemporâneos em todo o Brasil, atendendo centenas de empresas e impactando o desenvolvimento de mais de 50 mil pessoas com nossa Tecnologia Comportamental Metassistêmica.

Mantemos parcerias internacionais com pesquisadores do campo da psicologia social, comportamental, organizacional, cultural e da neurociência, como os doutores Don Beck, Darrell Gooden e Steven Poelmans e com a Escola de Pensamento Matriztica que tem como co-fundadores o Dr. Humberto Maturana e Ximena D’Ávila. Seguindo com a concretização de seu propósito, não só no âmbito corporativo, a Nortus possui a célula social Neoeducar que coloca nossa tecnologia genuína à disposição dos profissionais da rede pública de ensino. Recentemente, recebemos o reconhecimento da Pesquisa Humanizadas como umas das 12 empresas do Brasil com alto nível de maturidade por meio do rating A de consciência organizacional.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus