• Gilberto de Souza

Como desenvolver times extraordinários

Algumas empresas acreditam que conseguirão times fortes proporcionando um local de trabalho bonito, um belo refeitório, e pagando um salário acima da média do mercado, com bônus e premiações.


É evidente que oferecer ótimas condições de trabalho para as equipes é uma medida excelente e necessária. O que eu gostaria de incluir é como, curiosamente, é possível observar alto nível de engajamento e altíssima performance quando pessoas estão, por exemplo, trabalhando como voluntárias em missões sem nenhuma condição pró-bono e, não raro, em meio a adversidades, alimentando-se mal, e com poucos momentos de repouso.


Como explicar esse comportamento?


Vivenciar o trabalho em equipe é muito mais do que simplesmente estar no mesmo barco, remar na mesma direção, ao mesmo tempo e com a mesma intensidade.


No trabalho em equipe, as pessoas gostam de estar junto e amam as pessoas com as quais elas trabalham - e este é um ingrediente poderoso, que já ajudamos a cultivar em diversas organizações.

Relembro, aqui, uma experiência que tivemos ao desenvolver, durante cinco anos, um programa bastante profundo e customizado para atender às necessidades de uma grande indústria. Capacitamos todos os líderes daquela organização, que tinha o seguinte objetivo: criar equipes extraordinárias.


Os resultados foram tão fantásticos que passamos a ser contratados para atender a outras empresas do mesmo segmento do mercado. Ao perguntarmos qual era a necessidade, frequentemente a solicitação era: “Queremos uma equipe igual à da empresa X”. As outras organizações manifestavam esse desejo porque a qualidade das entregas e do engajamento dos times daquela indústria era de tão alto nível que projetava-se para fora.


Considero que existem cinco elementos que caracterizam equipes extraordinárias que abordamos em nosso programa voltado à liderança dentro das organizações:

1. Propósito compartilhado


Pessoas tendem a se conectar quando o propósito está claro. Ou seja, nós existimos e estamos juntos por um propósito que também conversa com os anseios dos indivíduos que fazem parte da equipe. As pessoas amam trabalhar juntas porque acreditam verdadeiramente naquilo que estão construindo.


2. Valorização das singularidades


Times extraordinários valorizam as singularidades. Cada um tem o seu jeito de ser, a sua singularidade, e sabe que sua essência é única e contribui para um todo mais forte. Todos acolhem e respeitam as singularidades, o que gera um grau muito maior de alegria, criatividade e colaboração.


3. Conexão profunda entre as pessoas


Neste ambiente de respeito às singularidades, as pessoas conhecem tão profundamente umas às outras que sentem-se à vontade para brincarem entre si. Naquele grupo, entre pessoas que consolidaram uma conexão profunda, este é um sinal de grande proximidade e intimidade.


4. Rede de apoio


Quando alguém está com alguma dificuldade, todos se mobilizam para contribuir com aquela pessoa. Todos se sentem parte do todo, e não existe mais a separação entre “ele” e “eu”. Se estabelece este vínculo que leva todos, como parte de um mesmo time, a performarem melhor.


5. A felicidade de um é a felicidade de todos


Este elemento particularmente me encanta. Quando alguém está realizando um sonho, ou supera uma dificuldade que tinha e está ali vibrando, todos estão vibrando junto. A alegria de um contagia a todos. Multiplicamos, assim, a chance de sermos felizes e sentirmo-nos realizados. Isso é fantástico, e cria um vínculo e uma energia tremenda.


Buscamos, na Nortus, levar a cada vez mais organizações a nossa expertise em desenvolver capacidades e competências para que equipes possam viver esses cinco elementos. No programa in company Formação em Liderança Contemporânea, os cinco elementos abordados neste artigo estão ligados a um dos módulos da formação para líderes.


Sobre o autor


Gilberto de Souza é sócio-fundador da Nortus. Mantém um canal no YouTube com mais de 20 mil seguidores em que apresenta conteúdos voltados à gestão contemporânea e liderança no mundo corporativo. Há mais de 20 anos dedica-se à preparação de líderes. Ministrou cursos, formações e palestras para mais de 200 mil pessoas sobre assuntos como: autoconhecimento profundo; autodesenvolvimento integral; estruturação de equipes contemporâneas; análises de contextos evolutivos; protagonismo com responsabilização sistêmica; cultura de aprendizagem; Pipeline da Liderança; organizações neossustentáveis (auto-organizadoras). Co-autor do livro Organizações auto-organizadoras, escrito em parceria com o Grand Ph.D Francisco Di Biase. É criador e instrutor da Formação em Liderança Contemporânea e autor de diversos cursos em EAD sobre o Pipeline da Liderança para universidades corporativas.



Sobre a Nortus

A Nortus é uma empresa referência em soluções para gestão contemporânea, fundada em 2009, com sede em Campinas. Ao longo de 11 anos, já formamos mais de 700 gestores contemporâneos no Brasil e impactamos o desenvolvimento de mais de 50 mil pessoas em eventos customizados a dezenas de clientes. Atuamos em colaboração com pesquisadores internacionais do campo da psicologia social, comportamental e organizacional e da neurociência. Estudamos com Don Beck e Darrell Gooden a Dinâmica em Espiral Integral e somos representantes exclusivos do NeuroTrainingLab no Brasil. Por meio de parcerias, nossa célula social Neoeducar disponibiliza nossos conteúdos de desenvolvimento humano e organizacional para profissionais da rede pública de ensino.


A Nortus mantém também parceria de ensino-aprendizagem com uma das principais escolas europeias de alta gestão, a EADA – Escola de Alta Direção e Administração de Barcelona. Contamos com 28 profissionais preparados em diversas áreas do conhecimento humano e científico para atender o universo corporativo.


Somos criadores do Modelo Metassistêmico®, que originou a Tecnologia Comportamental Metassistêmica (TCM). A TCM é um conjunto de técnicas e informações associadas que geram condições para que novos aprendizados aconteçam, e tem base no que identificamos como quatro macro aspectos do ser humano: Indivíduo Biológico, Eu Cultural, Indivíduo Atômico e Indivíduo Consciente.





117 visualizações0 comentário