Contexto atual exige alto nível de preparo para decidir com assertividade
Buscar
  • Equipe Nortus

Contexto atual exige alto nível de preparo para decidir com assertividade


Em tempos de pandemia, é imprescindível refletir sobre visão, valores e objetivos para seguir na direção mais adequada

Muitas pessoas e organizações estão em conflito diante do contexto que se reconfigura em função da pandemia Covid-19. Durante a live realizada pelo instrutor e sócio-executivo da Nortus, Valdeci Maciel, o público acompanhou algumas reflexões e dicas e enviaram perguntas sobre como manter a direção em tempos de alta complexidade. Você pode conferir o conteúdo da live na íntegra aqui. Com mais elementos novos a serem considerados, antes de qualquer decisão a respeito da direção a ser tomada, pessoas e organizações devem buscar uma reflexão sobre o que já estava estabelecido: visão, valores e objetivos, sejam eles da organização ou do próprio indivíduo. Segundo Valdeci Maciel, este é um ponto de partida importante para reunir informações para análise do contexto e, somente então, tomar decisões. “Toda decisão comunica um pequeno Norte; uma direção a ser seguida. Se enxergamos pouco, qual decisão devemos tomar? Quando dirigimos em meio à neblina, posso decidir acelerar para passar rápido por este trecho ou decidir reduzir para enxergar melhor o que vem pela frente”, exemplifica. Cuidado com decisões enviesadas Se mesmo na normalidade seres humanos tendem a tomar decisões irracionais, em situações complexas como a de pandemia há um risco ainda maior das pessoas orientarem-se movidas por medo ou excesso de confiança, seguindo padrões de pensamento e vieses (leia mais sobre este tema aqui). O viés da disponibilidade, por exemplo, nos coloca em contato com elevado número de informações com alta carga emocional de um cenário catastrófico e ruim. Se nos pautamos por estas informações, nos afetaremos emocionalmente e nos direcionaremos para o pior cenário. Outro viés comum neste tipo de contexto é o de hipótese associativa. Quando não se tem informações, a necessidade de segurança nos faz relacionar episódios vividos em outros países ou outros tempos. Segundo Valdeci Maciel, o antídoto são as informações limpas e os dados que permitam realizar análise de contexto. Dicas para decisões assertivas “Quando estamos diante de uma situação nebulosa, outras partes ficam claras, evidenciando o que podemos melhorar ou criar. Uma dica importante para estes momentos é rever as entregas e projetos junto ao time. Outro ponto importante é cuidar de si e do ambiente para torná-lo favorável às melhorias e criações”, explica o instrutor. Relembrando o conteúdo da live realizada por Gilberto de Souza, o expert indicou que o caminho é vivenciar este período em estado de curiosidade - que é o que permite às pessoas e organizações abrirem-se para novas alternativas, enxergando oportunidades de melhoria e de criação neste novo contexto que se apresenta. Para isso, é necessário preparo e disposição para refletir e buscar mais informações. Em resposta às perguntas enviadas pelos internautas, Valdeci Maciel observou que as organizações preparadas, que conseguiram agir com assertividade neste período, têm em comum:

  • Alto nível de maturidade na gestão

  • Estrutura financeira

  • Forte relacionamento com os clientes Segundo o instrutor, agir com transparência e verdade em todos os níveis da organização é um antídoto importante, pois é necessário eliminar elementos que tornem a situação ainda mais complexa, como, por exemplo, a desconfiança entre os colaboradores.


Próxima live A próxima live promovida pela Nortus em seu canal no Youtube será no dia 28/04, às 19h, com a instrutora e sócia-executiva Aline Sirotto. Ela abordará o tema: Como organizar o tempo produtivo em momentos de crise? Para acompanhar todos os conteúdos Nortus sobre desenvolvimento humano e organizacional, você pode se inscrever no canal www.youtube.com/nortustvoficial. Além de ficarem disponíveis em nosso canal no Youtube, os conteúdos das lives estão sendo disponibilizados no Podcast Nortus no Spotify. Com esta série de lives, a Nortus busca cumprir o objetivo de entregar conteúdos que apoiem o desenvolvimento das pessoas neste momento de dificuldade social, atuando no fortalecimento das capacidades e habilidades que são imprescindíveis em momentos de crises.

27 visualizações1 comentário