Decidir com assertividade: uma capacidade essencial aos líderes e gestores contemporâneos



Quantas decisões você já tomou no dia de hoje?

Incluindo a decisão de clicar no link que lhe trouxe a este artigo?


Com essa pergunta, lhe convido a uma reflexão sobre uma das capacidades que considero mais essenciais aos gestores e líderes contemporâneos: a capacidade de decidir com assertividade.


E por que essa capacidade é tão importante?


Estudos revelam que decidimos entre 2 mil a 10 mil vezes todos os dias.

Isso inclui decisões das mais simples às mais complexas, de grande impacto em nossas vidas ou nas organizações onde atuamos profissionalmente.


Apesar desta grande quantidade diária, raras vezes em nossas vidas aprendemos como decidir e quais métodos utilizar para isso.


A boa notícia é que é possível melhorar essa capacidade e evitar muitas armadilhas.


Minha experiência em 20 anos oferecendo consultorias e ministrando cursos e formações para gestores me permite afirmar que 100% das situações desconfortáveis, reclamações ou desperdícios relatados por gestores e líderes de organizações se relaciona, em alguma medida, a decisões não assertivas.


Ou seja, os seus resultados, tanto na vida pessoal como na vida profissional, dependem fundamentalmente da qualidade de suas decisões.

E para que as decisões sejam assertivas, é necessário conhecer e identificar três aspectos básicos. A partir destes três pontos, é possível ter mais clareza a cada novo contexto que se apresenta e tomar a decisão mais assertiva para resolver os problemas.


OS 3 PASSOS PARA AS DECISÕES ASSERTIVAS



O processo decisório


Existe um modelo de decisão e esse processo precisa ser conhecido.





O processo individual


O seu processo de decisão, desenvolvido em sua vida, pode carregar tendências.




Atenção às armadilhas


Quais são as armadilhas que estão presentes durante o processo de decisão?





O IMPACTO POSITIVO DE SUAS DECISÕES


São essas decisões que irão impactar positivamente no destino de sua vida e nos resultados obtidos no dia a dia.


Toda vez que você decidir com assertividade, estará atuando para manter, melhorar, ou até mesmo criar um novo resultado.


Outra dica importante que compartilho com você é que a forma como pensamos define as nossas decisões, no sentido de moldar, influenciar ou impactar.


E isso ocorre porque nossas crenças, nossas vivências, nossa cultura e até mesmo os hábitos que desenvolvemos ao longo de nossas vidas estão presentes quando decidimos algo.


É esta bagagem que faz com que você identifique soluções diante dos problemas ou situações que se apresentam. Ela pode até lhe ajudar em alguns momentos, mas, na maioria das vezes, acaba tendo um impacto não tão estratégico.


ANALISAR E REFLETIR, SEMPRE!


Então, aqui fica um desafio para você, seja como indivíduo, gestor ou

responsável pela sua organização: que tal melhorar o seu processo decisório?


Esta reflexão impactará no seu futuro, no seu destino e nos seus resultados, oferecendo-lhe o desenvolvimento e o bem-estar que busca alcançar em sua vida.


Espero que essas informações tenham sido úteis para você. Elas fazem parte do conteúdo ministrado no curso on-line e ao vivo, Decisões assertivas: como pensar sem vieses.


Se aprender formas para decidir mais assertivamente é uma competência que faz sentido para você, lhe convido a visitar a página sobre este novo programa oferecido pela Nortus, acessando-a por meio do banner abaixo.



Valdeci Maciel é sócio-executivo da Nortus, com mais de 20 anos de experiência em gestão e direção comercial. Consultor de desenvolvimento interno, atua nas linhas de Desenvolvimento Organizacional e de Conexões de Negócios. É educador referência em Pensamento Estratégico.

88 visualizações