Gestão com efetividade em oito passos

Na minha experiência como coach, pude constatar que a insatisfação do executivo que procura um processo de autodesenvolvimento tem como essência uma relação desarmônica com seu gestor. Esta relação conflituosa muitas vezes se traduz em feedbacks negativos, baixa produtividade, desengajamento, e até questionamentos sobre a carreira.

Uma pesquisa da Gallup com as empresas participantes do Gallup Exceptional Workplace Award mostrou que o comportamento do gestor influencia 70% no engajamento do time.

Esse percentual é bastante significativo, e explica o motivo de tantos colaboradores pedirem demissão: não da empresa, e sim de seus gestores.

Em qualquer contexto, as organizações que obtêm os melhores resultados são as que combinam os recursos disponíveis de maneira mais inteligente.

Para isso acontecer, contar com gestores comportamentalmente bem preparados é essencial.

Entenda, segundo a pesquisa, quais são os oito pontos nos quais um gestor que é reconhecido por desenvolver as pessoas coloca sua atenção:

1. Conectar o propósito da empresa ao propósito e ação do time

Ajuda o time a entender como um trabalho bem feito impacta positivamente a área, a empresa e os clientes.

2. Levar em consideração a opinião da pessoas do seu time

Muitos gestores ainda acham que têm que ter todas as respostas. Quando um ambiente de colaboração é estimulado, o colaborador se sente respeitado, conectado e comprometido com o time.

3. Ser um líder-coach

Desenvolve cultura de segurança no ambiente de trabalho e cria ambiente de aprendizagem contínua ao desenvolver as pessoas.

4. Ter, na sua agenda, dia e hora para conversar com cada pessoa do seu time

Somente 20% dos colaboradores pesquisados disseram ter uma conversa com o seu gestor nas últimas seis semanas sobre os passos para alcançar os seus objetivos.

5. Ajudar as pessoas a se conectarem com seus talentos inatos

São curiosos(as) sobre as motivações internas dos seus colaboradores, pois esta é a chave para a alta performance. Isso exige conhecer os seus colaboradores profundamente.

6. Reconhecer excelência e celebra as conquistas

Somente três em dez colaboradores pesquisados afirmaram ter recebido reconhecimento por um bom trabalho feito nos últimos sete dias.

7. Estar atento(a) aos seus colaboradores para além do aspecto profissional

Gestores excepcionais cuidam das condições para que as pessoas do seu time possam se manifestar na sua integralidade.

8. Colocar como seu objetivo número um o desenvolvimento de novos líderes

O ato de desenvolver pessoas nos coloca sempre fora da zona de conforto. Por este motivo, o gestor que tem como prioridade formar sucessores está sempre crescendo e se desenvolvendo.


Desde 2015, a Nortus se dedica a um programa voltado a desenvolver nos gestores as capacidades e competências que o contexto contemporâneo exige.


A Formação em Gestão Contemporânea - com inscrições abertas em Campinas, Porto Alegre, Caxias do Sul, e agora também na modalidade on-line - tem apoiado ações coordenadas pelas áreas de Recursos Humanos que compreendem que não basta atrair talentos: é necessário construir uma cultura de desenvolvimento contínuo. Uma cultura de aprendizagem é o que gera, em essência, resultados extraordinários.

Fonte: Pesquisa da Gallup


Sobre a autora


Luciana Sutti é sócia-executiva da Nortus e educadora referência em desenvolvimento de competências comportamentais. Possui mais de 15 anos de experiência no mundo corporativo e atua como observadora sênior do NeuroTrainingLab. É coach executiva e de carreira pelo ICI, com formação internacional reconhecida pelo ICF. Estuda e pratica mindfulness desde 2004. É educadora da Formação em Gestão Contemporânea.


Sobre a Nortus


A Nortus é uma empresa referência em soluções para gestão contemporânea, fundada em 2009, com sede em Campinas. Ao longo de 11 anos, já formamos mais de 700 gestores contemporâneos no Brasil e impactamos o desenvolvimento de mais de 50 mil pessoas em eventos customizados a dezenas de clientes.


Somos criadores do Modelo Metassistêmico®, que originou a Tecnologia Comportamental Metassistêmica (TCM). A TCM é um conjunto de técnicas e informações associadas que geram condições para que novos aprendizados aconteçam, e tem base no que identificamos como quatro macro aspectos do ser humano: Indivíduo Biológico, Eu Cultural, Indivíduo Atômico e Indivíduo Consciente.


Atuamos em colaboração com pesquisadores internacionais do campo da psicologia social, comportamental e organizacional, e da neurociência. Estudamos com Don Beck e Darrell Gooden a Dinâmica em Espiral Integral e somos representantes exclusivos do NeuroTrainingLab no Brasil. Por meio de parcerias, nossa célula social Neoeducar disponibiliza nossos conteúdos de desenvolvimento humano e organizacional para profissionais da rede pública de ensino.


A Nortus mantém também parceria de ensino-aprendizagem com uma das principais escolas europeias de alta gestão, a EADA – Escola de Alta Direção e Administração de Barcelona. Contamos com 28 profissionais preparados em diversas áreas do conhecimento humano e científico para atender o universo corporativo.


42 visualizações0 comentário