• Equipe Nortus

Gestão do tempo no trabalho: quatro estratégias que funcionam!



Muitas vezes, quando pensamos em gestão do tempo, pensamos que precisamos fazer estratégias mirabolantes para sobrar um pouquinho que seja de tempo para respirarmos entre uma atividade e outra.


Será mesmo que isso é necessário? Existem muitas pessoas que, com as mesmas 24 horas, sabem administrar o seu tempo com fluidez, gerando uma produtividade extraordinária.


Com a minha experiência e com tantos relatos que já ouvi, escolhi quatro estratégias simples e fáceis de aplicar.

Relaxe, leia com atenção, e veja se elas fazem sentido para você.


Estratégia 1: Crie um ambiente leve e alegre


Limpe, uma vez por mês, tudo o que não é essencial do seu local de trabalho. Isso inclui armários, gavetas e mesas. Deixe apenas aquilo que é útil e que te deixe alegre.

Dica: se você é daquelas pessoas que adora objetos afetivos de decoração, a cada organização mensal, escolha um ou dois para colocar em destaque. Guarde os outros em uma caixa e reveze. Essa variedade fará você apreciar mais aquele item que leva a memórias afetivas positivas, além de não acumular objetos no local.


Estratégia 2: Utilize a tecnologia como estratégia


Quando a organização da sua área de trabalho, pastas, e-mails e arquivos é feita toda semana, você possui mais clareza do seu universo digital, e isso lhe fará perder menos tempo procurando, procurando e procurando…


Considere apagar os aplicativos que baixou e não utiliza; essa é uma forma de limpar acúmulos que gastam o seu tempo e a sua energia sem você nem perceber.


No tópico de aplicativos, quando as notificações são planejadas e estruturadas, elas se tornam estratégicas: a sugestão é deixar todas desligadas e escolher quando e qual precisa receber. Assim, você fica no controle da tecnologia e não o contrário.


Com um pouco de estruturação, podemos usar este instrumento fantástico como aliado para facilitar e otimizar a nossa rotina pessoal e profissional.


Estratégia 3: Elimine o vazamento de energia


Tudo o que lhe incomoda com frequência e você não resolve pode virar uma sujeira energética, que o impede de agir no que decidiu dar foco. É assim que acabamos sempre frustrados.

Para acabar de vez com o que rouba a sua energia:

  • Liste os seus incômodos;

  • Separe por temas: reparos no ambiente, relacionamento com os colegas, saúde, entre outros que você acredita ser essencial. Liste os incômodos para cada tema;

  • Organize as ações para resolvê-los a curto, médio e longo prazo;

  • Determine as datas para realizá-los.

Dica importante: para os incômodos mais complexos, separe por pequenas ações.

Se você criar o hábito de resolver todos os seus incômodos, naturalmente terá mais tempo para incluir algo novo e que o fará mais feliz. Estará fazendo uma limpeza energética de acúmulos, e se sentirá mais leve e confiante.


Estratégia 4: Realize, primeiro, o mais importante


Comece o dia fazendo, primeiro, o mais importante. Esta é uma forma que funciona muito bem, porque você não perde tempo com ladainhas mentais.


Geralmente, as tarefas mais importantes passeiam em nossa mente até que sejam finalizadas. Isso gera estresse sem que você nem mesmo esteja fazendo nada. Então, já encare-a logo no início do dia. Depois, você certamente terá mais vontade para realizar outras atividades, e com mais prazer.


Sabe aquela atividade que sempre precisa ser feita todo mês, e que você escolhe deixar para a última hora? Até começar a fazê-la, quantas vezes pensou nela? 100? 1000? Brincadeiras à parte, repetimos esse pensamento muitas vezes com reclamações internas. E se escolhêssemos fazê-la no primeiro momento?


Quando você se apaixonar por fazer a gestão do seu precioso tempo, você certamente, no final do ano, sentirá empolgação para fazer a retrospectiva de tudo o que realizou, algumas coisas que até nem estavam nos seus planos. Se essas estratégias fazem sentido para você, não hesite em colocá-las em prática. Comece hoje.


Compartilho aqui uma ferramenta que pode apoiar a Gestão do Tempo no trabalho.

Baixar gratuitamente.


Sobre a autora

Graduada em Administração de Empresas pela PUC Campinas, possui especialização e MBA em Desenvolvimento Humano para Formação de Gestores pela FGV, Assessoria Executiva pela Uninter, Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey, e Formação em Neurociência Aplicada à Liderança (NELA e NELA PRO). Como analista do Assessment Quantum, já trabalhou individualmente auxiliando no autoconhecimento de mais de 2.000 profissionais. Possui mais de dez anos de experiência como gestora de equipes, Operações Financeiras e como consultora de DHO, sempre com foco no comportamento e desenvolvimento de pessoas.


Sobre a Nortus


A Nortus é uma instituição de desenvolvimento humano global e organizacional, referência em soluções para gestão e liderança contemporâneas, fundada em 2009 e com sede em Campinas (SP). Já formamos mais de 700 gestores em todo o Brasil, atendendo dezenas de empresas e impactando o desenvolvimento de mais de 50 mil pessoas com nossa Tecnologia Comportamental Metassistêmica. Mantemos parcerias internacionais com pesquisadores do campo da psicologia social, comportamental e organizacional e da neurociência, como Don Beck e Darrell Gooden e Steven Poelmans. Seguindo com a concretização de seu propósito, não só no âmbito corporativo, a Nortus possui a célula social Neoeducar que coloca nossa tecnologia genuína à disposição dos profissionais da rede pública de ensino.