Lidar com o caos exige preparo emocional

Equipe Nortus
01/05/2020

Em live, Gilberto de Souza destaca que esta competência só pode ser desenvolvida se formos gestores de nossas próprias emoções

A humanidade tem vivido a incerteza e o caos com a pandemia covid-19. Na 1ª de uma série de lives promovidas pela Nortus sobre como pensar e agir durante este momento histórico, Gilberto de Souza abordou o tema gestão emocional, tão necessária para realizar escolhas mais saudáveis à coletividade, respondendo também às perguntas enviadas pelos internautas.

Para assistir ao conteúdo completo clique aqui.

A reflexão apresentada pelo sócio-fundador e instrutor da Nortus partiu de três maneiras de lidar com o atual contexto. Dois deles estão relacionados a projeções de futuro que os seres humanos podem fazer: o medo e a fé. A diferença é que o primeiro (medo) surge do fato de nos sentirmos despreparados para o que virá. “Quando não temos informações suficientes, nosso sistema não sabe como agir”, explicou Gilberto. Já o segundo (fé), trata-se de uma projeção de que a pessoa saberá lidar com o que virá, independentemente se isso se concretizará ou não no futuro.

Já o terceiro elemento está ligado exclusivamente ao presente: é a curiosidade. Não se trata de uma projeção, ou uma expectativa. “Não ter a menor ideia do que irá acontecer socialmente, politicamente, economicamente, mas estar em um estado de curiosidade e com abertura para viver a experiência que a vida irá revelar. Este é o estado vivenciado por quem possui uma incrível condição emocional”, explica Gilberto de Souza.

Líderes e preparo emocional

Ele destacou também que, em momentos como este que estamos vivendo, com muitas pessoas com medo, insegurança, quem ocupa a posição de liderança deve estar além e ter preparo emocional, pois pressupõe que escolheu cuidar de outras pessoas.

Durante a live, Gilberto comparou esta condição ao momento em que ocorre uma pane em um avião. A orientação é colocar primeiro a máscara de oxigênio em si, para depois poder ajudar os que dependem de você. “Essa metáfora quer dizer que primeiro é preciso ajustar as emoções dentro de mim para que eu tenha condições de contribuir para que as outras pessoas possam ajustar as emoções dentro delas. Então, quando tenho posição de liderança é fundamental, em momentos de crise e de caos, que eu faça um bom dever de casa internamente, que a partir de um estado de clareza mental, de lucidez, de racionalidade e de curiosidade, eu esteja disposto a contribuir com outra pessoas, para que elas também encontrem esse mesmo estado dentro delas, para que juntos possamos fazer algo em benefício de outras pessoas.”, observa.

Caos e desenvolvimento

Para Gilberto, com este preparo emocional sendo desenvolvido em escala, conseguiremos transformar qualquer cenário catastrófico em algo próspero novamente. No entanto, este deve ser um exercício diário, pois ele não surge da noite para o dia, muito menos no contexto caótico. Também não é algo que possa ser aprendido em um livro, conceitualmente. É necessário gerir suas emoções a partir da auto-observação.

O instrutor apontou duas dicas importantes para os contextos de grande incerteza e caos:

  1. Observar onde é que você está colocando a sua atenção, se no problema ou na solução.
  2. Identificar qual é o significado que você escolheu dar para esta experiência.

Gilberto enfatiza que não existem emoções boas ou ruins. Elas apenas são repostas de nosso organismo a seja lá o que estiver acontecendo em nosso interior ou no exterior. Elas apenas são fruto de onde estamos colocando nossa atenção e qual significado estamos atribuindo aos fatos que estão acontecendo.

Série de lives continua até 28/04

Na próxima semana (07/04) às 19h o canal exibirá a live da instrutora e sócia-executiva da Nortus Luciana Sutti que abordará o tema: Como manter a mente saudável em um ambiente de mudança?

Para não perder nenhuma das lives, você pode se inscrever no canal www.youtube.com/nortustvoficial. Assim, você receberá notificações das entradas ao vivo e a cada novo conteúdo de desenvolvimento humano publicado pela Nortus.

Com esta série de lives, a Nortus cumpre o objetivo de entregar conteúdos que apoiem o desenvolvimento das pessoas neste momento de grande dificuldade social, atuando no fortalecimento das capacidades e habilidades que são imprescindíveis em momentos de crises.


Receba nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades da Nortus