• Equipe Nortus

Nortus obtém mais alto Rating de Consciência concedido pela pesquisa Humanizadas em 2020


Pesquisa anual identifica as boas práticas no mundo corporativo no que se refere à qualidade das relações que as empresas desenvolvem e mantêm com seus múltiplos interlocutores



A Nortus – Instituição de Desenvolvimento Humano Global e Organizacional foi reconhecida pela Pesquisa Humanizadas como uma empresa que possui alto nível de maturidade de gestão, com relações muito positivas e saudáveis com colaboradores, líderes, clientes, fornecedores, parceiros e sociedade (múltiplos stakeholders).


O Rating de Consciência A obtido pela Nortus foi o maior concedido nesta edição da pesquisa que coletou dados de 226 organizações. Além da Nortus, outras 11 organizações receberam este mesmo rating.


O relatório atesta que a empresa teve um destaque considerável nos itens Engajamento das Lideranças e nos Princípios de Adaptabilidade Evolutiva e Cultura Consciente. No total, 79 pessoas responderam ao questionário sobre a Nortus.


A 2ª edição da pesquisa revelou que a Nortus teve um índice geral de avaliação superior em 92 pontos em relação à média das organizações “Top Performance”, ou seja, das empresas com a melhor performance de mesmo porte.


"Para a Nortus foi uma grande alegria descobrir a pesquisa Humanizadas. O nosso propósito como organização está diretamente conectado ao desenvolvimento da humanidade em cada ser humano, e a pesquisa Humanizadas nos permite acompanhar, por uma perspectiva externa, como estão os nossos comportamentos na concretização desta orientação. Fomos bem na pesquisa e os espaços de melhoria que ela nos mostrou são extremamente valiosos para a nossa eterna jornada consciente de desenvolvimento humano.", conta Mirian Machado Coden, sócia-fundadora da Nortus.


A Nortus obteve ainda reconhecimento como organização "Organizações de Destaque” nas seguintes categorias:


  • TOP 30 Melhores Pequeno Porte

  • TOP 20 Melhores para Lideranças - Pequeno Porte

  • TOP 20 Melhores para Colaboradores - Pequeno Porte

  • TOP 20 Melhores para Clientes - Pequeno Porte

  • TOP 20 Melhores para Sociedade - Pequeno Porte

  • TOP 20 Melhores para Parceiros - Pequeno Porte

  • TOP 20 Propósito Maior - Pequeno Porte

  • TOP 20 Adaptabilidade Evolutiva - Pequeno Porte

  • TOP 20 Estratégia de Valor Compartilhado - Pequeno Porte

  • TOP 20 Cultura Consciente - Pequeno Porte

  • TOP 20 Liderança Consciente - Pequeno Porte


Sobre a pesquisa


A intenção da pesquisa Humanizadas é fortalecer a comunidade de empresas para que compartilhem suas práticas de negócios conscientes. A 2ª edição da pesquisa, lançada entre setembro e outubro de 2020, contou com a participação de 226 organizações (pequenas, médias e grandes), com mais de 30 mil respondentes.


A edição anterior (2019) foi realizada com as 50 organizações escolhidas a partir de um cruzamento de informações de alguns rankings e base de dados. Naquela ocasião, o estudo identificou 22 organizações que se destacaram nos critérios da Humanizadas.


O grande diferencial do levantamento da Humanizadas é que ele é uma referência global em análises multi-stakeholders, sendo a única pesquisa no país e no mundo a efetivamente consultar e ouvir de maneira integrada os diferentes públicos interessados no sucesso de uma organização. Para isso, a pesquisa utiliza como instrumento de avaliação organizacional o Conscious Business Assessment (CBA®), desenvolvido pela própria Humanizadas com validação acadêmica da Universidade de São Paulo (USP).


Sobre os Ratings de Consciência


Pela primeira vez, a pesquisa adotou o Rating de Consciência – uma escala com 11 níveis para identificar em qual estágio de maturidade de gestão e a qualidade das relações que a organização está vivendo, servindo assim de inspiração, motivação e apoio para a jornada evolutiva.

A classificação dos ratings conta com 11 níveis (AAA, AA, A, BBB, BB, B, CCC, CC, C, D e E), onde o primeiro nível (“AAA”) representa maior qualidade de gestão e relações, e último nível (“E”) representa menor qualidade de gestão e relações. A metodologia é inspirada em renomadas agências de crédito, como Standard and Poor 's (S&P) e Moody’s e Fitch. Ao invés de olhar o risco do crédito de um país ou organização (“Ratings de Crédito”), os Ratings de Consciência Humanizadas olham para o potencial de um país ou organização em gerar valor compartilhado de maneira consistente para todas as partes interessadas no negócio.


“Estes ratings representam uma significativa inovação científica, fruto de um trabalho de doutorado na Universidade de São Paulo. A intenção é trazer transparência a questões relevantes como a maturidade de gestão e a qualidade das relações que uma organização nutre com seus múltiplos stakeholders - colaboradores, clientes, investidores, parceiros e sociedade em geral.”, explica Pedro Paro, CEO e fundador da Humanizadas.


Sobre a Nortus


Fundada em 2009, a Nortus não possui hierarquia, cargos ou funções. A sua estrutura organizacional é a OFCIAO – Organização em Fluxo Contínuo de Informações Auto Organizadoras, um modelo inédito no mundo. Os 27 profissionais que atuam na Nortus dedicam-se ao desenvolvimento humano tanto em programas voltados às organizações empresariais que já impactaram mais de 50 mil pessoas em todo o Brasil, como com programas voltados a profissionais da educação pública, dentro de sua célula social (Neoeducar). No campo científico, a Nortus possui uma estrutura interna de captação de dados válidos, que ajuda, pragmaticamente, na melhoria das soluções que criamos para a sociedade, ainda o nosso universo científico atua em colaboração com pesquisadores internacionais do campo da psicologia social, comportamental e organizacional e da neurociência, como Don Beck e Darrell Gooden e Steven Poelmans.


Celebração


Para apresentar os resultados da Pesquisa Empresas Humanizadas 2020 e reconhecer as empresas participantes da edição, a Humanizadas realizará um evento virtual fechado para os participantes no dia 25 de março às 18h30, que contará também com uma mesa redonda com CEOs convidados sobre gestão humanizada nas organizações, com a participação da sócia-fundadora da Nortus Mirian Machado Coden, Luciana Villa Nova - gerente de Sustentabilidade da Natura e Guilherme Massena - co-fundador da Dobra. O evento contará com as participações especiais de Raj Sisodia (Professor da Babson College e co-fundador do Capitalismo Consciente), Jandaraci Araújo (Conselheira do Instituto Capitalismo Consciente Brasil - ICCB), Hugo Bethlem (Chairman do ICCB) e Pedro Paro (CEO e fundador da Humanizadas).


61 visualizações0 comentário