O que é ser um líder?
Buscar
  • equipe nortus

O que é ser um líder?

O líder é uma passagem segura e um exemplo inspirador, capaz de conduzir as pessoas de onde elas estão até onde elas querem chegar.


O que significa isso?


Significa que o líder é uma pessoa que faz as pessoas se sentirem bem ao se aproximarem. O líder não ameaça; muito pelo contrário, ele apoia.


Quando as pessoas têm um problema, sentem-se à vontade para conversar com este líder. A forma como age no dia-a-dia, trata as pessoas e as escuta faz com que sintam-se cada vez mais à vontade para interagir. Ele não é um líder temido; é um líder que faz as pessoas sentirem apoio, acolhimento e preparo.


O líder é um exemplo inspirador. O conceito de exemplo inspirador não está diretamente ligado à perfeição, mas a ter uma atitude, no dia a dia, que inspire as pessoas que trabalham com você.

As personalidades geralmente citadas como grandes líderes da humanidade, como, por exemplo, Jesus Cristo, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá e Gandhi - nenhuma delas teve uma vida que outras pessoas gostariam de ter vivido. Cristo foi crucificado por suas ações disruptivas ao dominante Império Romano. Gandhi fazia greves de fome para buscar as mudanças às quais aspirava. Madre Teresa teve uma vida de agonia, sem saber se Deus existia ou não, como os seus diários apontam. Mandela passou 27 anos na cadeia, e quando saiu, durante quatro anos, fez um ótimo trabalho como presidente. Depois, adoeceu, lutando com as próprias doenças até o fim.


Por que nós os admiramos?


É pela qualidade de pessoas que eles eram, e a forma como enfrentavam seja lá o que a vida colocasse diante deles. Essa qualidade de ser, essa tenacidade - isso é admirável.

Quando digo que o líder é um exemplo inspirador, significa que, no nosso dia a dia, ele possui um tipo de atitude diante das adversidades, diante dos problemas, diante do excesso de trabalho, que inspira as pessoas. Tem tenacidade; não desanima; tem foco.


Conduzir as pessoas significa entender o comportamento humano, conhecer o que as motiva ou desmotiva, e conhecer a estrutura de valores de cada pessoa da sua equipe; ou seja, conhece de gente e sabe lidar com gente. Quando estamos na função de líderes, precisamos ajudar as pessoas a se tornarem quem elas querem ser e, muitas vezes, isso significa estimulá-las a sair da zona de conforto.


No papel de líder, o que precisamos fazer?


Ajudar as pessoas a fazer o que for necessário para que possam viver a vida que sonham viver. Isso não significa ajudá-las a ter uma vida de conforto, e sim fortalecê-las para o processo de realização a vir.

O meu objetivo como líder é preparar as pessoas para a vida, enquanto estejam trabalhando comigo ou não. Quanto mais eu estimular as pessoas que estão comigo a crescerem, a aprenderem, a se desenvolverem e a agregarem valor, mais farei com que, estando comigo, elas cresçam. Quando não estiverem mais comigo, elas serão capazes de sobreviver e construir a vida que sonham por elas mesmas.


Vamos retomar o que é ser um líder, agora com o significado de cada parte.


O líder é uma passagem segura, porque é uma pessoa confiável, preparada, que sabe acolher e compreender as pessoas. É uma fonte de inspiração. É também um exemplo inspirador pela forma como reage às adversidades, pelo nível de determinação, pelo seu caráter e pela sua tenacidade. E é capaz de conduzir as pessoas, porque conhece o seu funcionamento e as ajuda a sair de onde estão para onde querem chegar.


Com base no conteúdo acima, vamos fazer uma reflexão sobre como você poderia melhorar ainda mais com líder? Clique aqui para baixar a ferramenta.


Esse conteúdo fez sentido para você?

Conheça o mais completo programa de transformação e desenvolvimento de líderes contemporâneos, ministrado por Gilberto de Souza.


638 visualizações