Comunicação efetiva | Nortus | Gestão Contemporânea

Comunicação efetiva

23/4/2015

Várias características diferenciam a espécie humana das outras espécies. Uma delas, em especial, é a habilidade em se comunicar. Somos seres que temos, além das necessidades físicas, necessidades mentais e afetivas. A parte da nossa estrutura intelectual que se comunica precisa considerar todos esses aspectos para que a comunicação seja assertiva e harmônica.

 

Entretanto, o quanto dessa assertividade e harmonia conseguimos gerar conscientemente? Nossa comunicação está baseada em nosso modelo cultural, bem como todos os resultados (materiais ou não) que obtemos em nossa vida. Dependendo da forma como nos expressamos durante a emissão das informações, determinamos como essas informações serão recebidas. O processo de recepção e organização dos pensamentos e, como consequência, a comunicação, determina o resultado das nossas interações com o mundo. Conforme nos expressamos, recebemos como retorno um determinado tipo de produto.

 

Nesse movimento das relações humanas, acontecem fatos bastante interessantes; por exemplo, muitas pessoas não sabem se expressar e, por isso, acabam com a impressão errônea de que ninguém as entende. A comunicação, portanto, é insatisfatória, pois ela só ocorre verdadeiramente quando a pessoa que comunica se faz entendida.

 

Pode-se concluir, portanto, que a chave para termos resultados harmônicos por meio da comunicação está na forma como a fazemos. O conteúdo é muito importante, mas é a maneira como o expressamos que determina os resultados que teremos. Como a espécie humana se desenvolve de forma coletiva, a garantia do desenvolvimento contínuo da vida está na forma como interagimos. Nessa interação, a comunicação é algo muito importante.

 

E você, como se comunica? Sua comunicação constrói e colabora com o bem-estar de todos, inclusive o seu, ou não?

 

Please reload

Receba nosso conteúdo em seu e-mail.

Preencha este formulário e sempre que enviarmos um conteúdo estimulante, você receberá em primeira mão.

Nossas Redes

  • linkedin_nortus
  • Facebook Nortus
  • Nortus_TV
  • Insta_nortus