Como fazer para que as pessoas deem o melhor delas? | Nortus | Gestão Contemporânea

Como fazer para que as pessoas deem o melhor delas?

26/11/2015

 

As pessoas sempre dão o melhor delas em tudo que fazem. Quando uma pessoa decide fazer algo mais ou menos, ela o faz porque, no momento em que toma esta decisão, ela não está considerando o impacto de tal atitude na vida dela. Ela não considera o impacto desta decisão na vida de outras pessoas também ligadas a situação e a ela, e também não está considerando o impacto que uma atitude descomprometida pode gerar no sistema maior do qual ela faz parte. As pessoas fazem o que fazem porque na hora em que o estão fazendo, parece a elas ser a melhor alternativa, aquela que elas entendem ser a mais adequada.

 

Quantas pessoas você conhece que fazem o que fazem considerando o impacto de suas ações para elas mesmas, para a família, para a equipe, para a empresa, para a comunidade e até mesmo para o planeta?

 

Quando uma pessoa decide fazer algo mais ou menos, ela não considera as consequências a curto, médio e longo prazo desta atitude. Mas por que ela age dessa forma? Porque falta-lhe compreensão, e falta-lhe informação. Por exemplo, vamos imaginar que você conheça alguém que, caso estudasse mais e se preparasse mais, as coisas, para ela, iriam melhorar. Mas ela não vê assim!

 

A nossa capacidade de perceber necessidades está ligada ao nível de consciência que temos, ou seja, ao nosso nível de compreensão. Pessoas mais conscientes que consideram mais elementos em sua forma de pensar sobre as coisas percebem necessidades diferentes das que estão em um nível menor de consciência, e isto impacta e muito nos resultados que ela gera.

 

Informar as pessoas é muito importante, mas se quisermos ver as pessoas se responsabilizando e agindo de forma mais madura e consciente, temos que ir além de dar informações – precisamos ampliar o seu nível de consciência. Essa é uma das funções essenciais de um líder, seja ele pai, mãe, ou chefe: ampliar o nível de consciência de si mesmo e das pessoas que estão próximas. E vale lembrar! Nós só podemos ajudar uma pessoa a ampliar seu nível de consciência até onde nós já fomos com o nosso.

 

Transcrição do vídeo “MOTIVAÇÃO – Como fazer para que as pessoas deem o melhor delas” de Gilberto de Souza

Please reload

Receba nosso conteúdo em seu e-mail.

Preencha este formulário e sempre que enviarmos um conteúdo estimulante, você receberá em primeira mão.

Nossas Redes

  • linkedin_nortus
  • Facebook Nortus
  • Nortus_TV
  • Insta_nortus