Descubra a maior fonte de estresse de empresários e empreendedores | Nortus | Gestão Contemporânea

Descubra a maior fonte de estresse de empresários e empreendedores

11/10/2016

Determinados elementos acabam criando uma fonte sem fim de estresse quando não cuidados devidamente.

 

Não ter tempo para fazer o que gosta, deparar-se com problemas diários envolvendo colaboradores e não conseguir resolvê-los, e não atingir, financeiramente, os resultados esperados, podem ser os vilões do estresse de profissionais de alto nível.  Muitos empresários/empreendedores devem estar pensando: é exatamente isso!

 

De certa forma é, mas existe algo maior envolvendo estas fontes de estresse que, se soubéssemos, significaria não termos que enfrentá-las ou, pelo menos, poder amenizá-las.

 

Imagine como seria bom levar uma vida bem organizada, com uma agenda repleta de compromissos, porém com os devidos espaços para curtir a família, aproveitar o lazer com os amigos e, principalmente, sermos produtivos naquilo que nos propusemos a fazer. Não seria fantástico? Ou, ainda, que conseguíssemos nos antecipar aos problemas com os colaboradores, e, quando estas demandas acontecessem, já tivéssemos uma fórmula exata para resolvê-las. Não seria maravilhoso? Para completar, imagine as finanças respondendo de forma positiva e, finalmente, se conseguíssemos fechar o mês no azul. Seria espetacular, não é mesmo?

 

No entanto, você já parou para pensar que para todas estas questões, a resposta pode ser a mesma? O despreparo! O nosso despreparo para lidar com aquelas e tantas outras situações.

 

Imagine como seria importante estarmos preparados para lidar com o nosso precioso tempo. Você já parou para pensar que desempenhar muitas atividades ao mesmo tempo pode não ser sinal de produtividade, mas sim um indicativo de que a nossa rotina não está bem organizada? Quando definimos prioridades, construímos uma agenda realmente efetiva, gerenciamos o nosso tempo e estamos preparados para possíveis imprevistos.

 

Leia também: Como elevar nossa vida para um novo nível de bem estar?

 

Ou ainda, como seria diferente o clima da organização e a produtividade da equipe se estivéssemos preparados, emocionalmente e tecnicamente, para gerenciarmos conflitos de ego, de recursos e de percepções entre os colaboradores; isso ajudaria a criarmos um ambiente de trabalho estimulante e de crescimento para todos. Já a parte financeira é fruto de uma série de resultados; o quanto mais preparados estivermos para fazer a gestão da empresa - isso inclui ter em mãos todos os indicadores, analisar contextos, definir caminhos assertivos, fazer reuniões constantes para acompanhar os projetos, engajar as equipes, entre outras tantas coisas importantes - certamente haverão resultados mais positivos financeiramente. Ou seja, ter preparo é a chave para evitarmos as fontes de estresse.


O despreparo impede a produtividade, o crescimento empresarial, gera desgastes com os colaboradores e faz com que o dia a dia se torne mais doloroso. Quando estamos preparados, em qualquer área da vida, tudo flui melhor e deixa de ser uma fonte de estresse.

Agora que você já sabe que o despreparo, em relação às demandas do dia a dia, é a maior fonte de estresse entre empresários e empreendedores, que tal fazer uma avaliação para medir o seu nível de preparo? Nela, você vai encontrar os principais pontos a serem cuidados quando se busca levar uma vida menos estressante.

 

Please reload

Receba nosso conteúdo em seu e-mail.

Preencha este formulário e sempre que enviarmos um conteúdo estimulante, você receberá em primeira mão.

Nossas Redes

  • linkedin_nortus
  • Facebook Nortus
  • Nortus_TV
  • Insta_nortus