Qual é o segredo para aumentar a produtividade? | Nortus | Gestão Contemporânea

Qual é o segredo para aumentar a produtividade?

10/11/2016

 

Estamos vivendo um dos momentos mais paradoxais nas empresas, em que há uma cobrança excessiva para gerar resultados aqui e agora, e, ao mesmo, tempo a produtividade vem diminuindo e gerando desgastes, conflitos, estresse, e, na maior parte das vezes, o que acontece é a não entrega dos resultados esperados.

 

A maior parte das empresas consegue definir uma estratégia espetacular, porém há falha na execução, já que a maioria dos gestores (gerentes e diretores) não estão preparados para dar a direção e estruturar as ações para que seja feito o que precisa ser feito, gerando resultados saudáveis e extraordinários. Com isso, não há clareza do que precisa ser priorizado no dia a dia. Diantes das adversidades, as pessoas se sentem incapazes, desmotivadas e consequentemente improdutivas.

 

Então, o que é essencial que seja feito para que as pessoas entreguem os resultados combinados, aumentem a produtividade e se engajem naturalmente?

 

1º Definir quais são os três focos principais de cada função.

 

De acordo com o Instituto Deming, as pessoas que têm claramente definidos os três focos da sua função conseguem entregar resultados excelentes e até exponenciais. Se as pessoas têm de 4 a 10 focos entre os quais distribuir sua energia, conseguem entregar, no máximo, dois objetivos com excelência. Ainda, aqueles que possuem de 11 a 20 focos de atuação jamais conseguirão entregar resultados satisfatórios.


2º Definir os 3Rs para cada foco em questão: Rotina (tarefas - o que deve ser feito) / Ritmo (frequência - de quanto em quanto tempo deve ser feito) / Ritual (práticas - como e onde deve ser feito).

 

Muitas vezes, as rotinas e ritmos estão até descritos e informados, mas isso só gera envolvimento intelectual. Somente com a inclusão dos rituais, em que as pessoas realmente se sentem incluídas num processo, há o envolvimento também emocional, fator primordial para estimular o engajamento real das pessoas e a contribuição genuína para o desenvolvimento saudável do indivíduo e da empresa.


3º Co-construir um Acordo Ganha-Ganha-Ganha em que se estabelecem os impactos para o indivíduo, a equipe, a empresa e as consequências de entregar e de não entregar os objetivos combinados.

 

Isto é chave para que haja um processo de crescimento pessoal, profissional e organizacional rumo à longevidade do negócio, já que aumenta a inteligência individual e também a inteligência coletiva.

 

Diante destes três passos realizados, aumenta-se consideravelmente as chances das pessoas fazerem o que precisa ser feito, na exata medida, já que se sentirão capazes, desafiadas e engajadas, pois estarão dedicando o seu tempo e energia para transformar o seu potencial em algo concreto e mensurável, aumentando o seu desempenho e a produtividade de toda a organização. 

 

 

 

Please reload

Receba nosso conteúdo em seu e-mail.

Preencha este formulário e sempre que enviarmos um conteúdo estimulante, você receberá em primeira mão.

Nossas Redes

  • linkedin_nortus
  • Facebook Nortus
  • Nortus_TV
  • Insta_nortus