Como a avaliação de desempenho impacta na produtividade da empresa | Nortus | Gestão Contemporânea

Como a avaliação de desempenho impacta na produtividade da empresa

20/4/2017


Saiba qual é a visão da gestão contemporânea sobre o tema.

O desempenho sempre é o produto de algo, já que é um resultado de condições que foi concretizado. Diante disso, podemos ter alto, médio ou baixo desempenho, pois dependerá sempre do contexto,  da estrutura do indivíduo, das equipes  e dos comportamentos que são cultivados em cada empresa.

 

A maioria das empresas atualmente, que já possui um sistema de avaliação de desempenho, começou a se questionar sobre a efetividade do processo, já que muitas vezes o que foi avaliado e informado de uma forma objetiva, não condiz com a realidade do que está sendo entregue por uma pessoa ou por uma equipe, seja em termos da produtividade alcançada ou até mesmo da improdutividade demonstrada.

 

O que fazer a respeito?

 

1º passo: Verificar se o sistema atual de Gestão do Desempenho está alinhado com a Direção Estratégica definida pela empresa. Caso esteja, definir o que será mantido, o que será melhorado e o que precisava ser modificado, considerando os impactos de curto, médio e longo prazos, sempre com foco na longevidade do negócio;

 

2º passo: Medir as competências técnicas e as competências comportamentais, de forma quantitativa e qualitativa. Desta forma aumenta as chances da avaliação de desempenho ser assertiva, relevante e realista;

 

3º passo: Fazer ajustes no processo, sempre que observar que os resultados colhidos durante a avaliação estão distorcidos ou tendenciosos, impactando na produtividade individual e coletiva. Fazer isso garante que o processo seja conduzido de forma  transparente e imparcial sempre.


Já sabemos que há várias formas de se mensurar o desempenho e o que está ficando cada vez mais evidente para as organizações. As avaliações de desempenho que consideram as potencialidades e os impedimentos, tanto individuais como coletivos, e que fortalecem as potencialidades, expandem o potencial individual e a inteligência coletiva e ao mesmo tempo, tratam os possíveis impedimentos, que paralisam ou bloqueiam a manifestação de uma produtividade extraordinária. Essas avaliações têm contribuído efetivamente para um crescimento saudável e exponencial de todos os profissionais, equipes e empresa.

 

Mas afinal, o que é Desempenho?

Esta é uma equação contemporânea sobre o que de fato seja o DESEMPENHO. E as empresas que estão atualizando o seu Sistema de Gestão de Desempenho com base nesta fórmula essencial têm conseguido melhorar o processo continuamente, já que desta forma, fica muito evidente o que serve e o que já não serve mais sobre comportamentos que devem ser cultivados e entregas que precisam acontecer, para que a Direção Estratégica de cada empresa se concretize de maneira saudável, consistente e coerente sempre.

 

Leia também: A importância das políticas organizacionais

 

 

 


 

Please reload

Receba nosso conteúdo em seu e-mail.

Preencha este formulário e sempre que enviarmos um conteúdo estimulante, você receberá em primeira mão.

Nossas Redes

  • linkedin_nortus
  • Facebook Nortus
  • Nortus_TV
  • Insta_nortus