Como identificar a direção que a empresa deve seguir? | Nortus | Gestão Contemporânea

Como identificar a direção que a empresa deve seguir?

25/4/2017

Tão importante quanto identificar a direção é a capacidade de manter-se coerente a ela até o momento em que precisará ser ajustada, modificada ou abandonada.

 

Neste ponto, existe a necessidade de um olhar amplo sobre o contexto maior e para distinguir qual direção as nossas capacidades, competências, recursos e estrutura apontam. A cada momento, podemos identificar dentre várias possibilidades aquela que é a mais apropriada para a organização. 

 

Para sabermos se uma opção é válida, precisamos submetê-la a algumas perguntas de verificação que nos auxiliarão na tarefa de tornar o processo bastante assertivo, e ainda ajudarão a fortalecer a capacidade de identificar a direção em cada ação tomada ou pensada:


A - A direção pretendida está alinhada com a missão e visão estratégica da organização? 

 

B - Foi efetuada um análise ampla e imparcial do contexto atual, incluindo informações detalhadas e que retratam a realidade, considerando todos os contextos (social, econômico, estrutural, capacidades e competências existentes)?


C - Houve uma verificação sobre a presença de algum eventual viés de pensamento, o qual poderia estar condicionando ou ofuscando a visão dos decisores?


D - A direção pensada não conflita com nenhum dos valores da organização?

 

Estas verificações ajudam a localizar possíveis desvios presentes na direção atual da empresa, e, ainda, podem facilitar a validação de outros rumos estratégicos alternativos, pois, caso sejam obtidas respostas negativas, esta direção deverá ser descartada.

 

É importante deixar claro a consideração de que a direção a ser seguida está pressupondo análises anteriores, as quais estabeleceram, de maneira clara, a missão e a visão da organização.  Em muitos casos, há a necessidade da revisão dessas análises, para, então, proceder à identificação da direção que a empresa deverá seguir.

 

Cabe salientar que estes questionamentos podem ser aplicados para qualquer ação isolada, ou que faça parte de um plano, ou, ainda, para um projeto, servindo como um guia de verificação bastante amplo.

 

Tão importante quanto identificar a direção é a capacidade de manter-se coerente a ela até o momento em que precisará ser ajustada, modificada ou abandonada. Portanto, fica o convite para que você faça uma análise imediata de sua organização. Só seguir este roteiro e descobrir. Mãos à obra?

 

Leia também: Você é um gestor talentoso?

 

 

Please reload

Receba nosso conteúdo em seu e-mail.

Preencha este formulário e sempre que enviarmos um conteúdo estimulante, você receberá em primeira mão.

Nossas Redes

  • linkedin_nortus
  • Facebook Nortus
  • Nortus_TV
  • Insta_nortus