Potencial para melhoria de resultados | Nortus | Gestão Contemporânea

Potencial para melhoria de resultados

9/1/2019

Uma das formas de melhorar os resultados é evitar os desperdícios de tempo e de recursos.

 

 

Para nos ajudar a enxergar o potencial para a melhoria de resultados em nossa empresa ou setor, podemos dividir todas as atividades desempenhadas em três grupos:

 

>> AGREGAM VALOR

 

>> SÃO INCIDENTAIS

 

>> NÃO AGREGAM VALOR

 

Antes, porém, é necessário compreender o que são essas três categorias. 

 

Atividades que agregam valor 

 

Atividades que agregam valor são aquelas que são imprescindíveis para o cliente ser bem atendido. Se a atividade não for feita, o cliente irá reclamar, pois, ao contratar o serviço, espera que este aconteça e com qualidade. Se a empresa é do setor gráfico, por exemplo, a área que cuida das impressões precisa existir e operar com excelência, e as atividades de valor agregado devem ser executadas pelas pessoas certas e em um tempo determinado. Se isso não acontecer, os clientes - sejam eles internos ou externos - ficarão insatisfeitos. É importante diagnosticar se as pessoas melhores qualificadas estão desempenhando as funções essenciais da empresa. 

 

Atividades que não agregam valor 

 

Atividades que não agregam valor são aquelas que não interessam ao cliente, que geralmente são realizadas por alguma necessidade ou deficiência da corporação. Essas atividades geralmente adicionam tempo e custo extra ao processo. Também se enquadram nesta categoria aquelas atividades que acabaram sendo incluídas para evitar/corrigir algum erro ou acomodar algum desperdício. É neste grupo de atividades que reside um grande potencial para a melhoria de resultados.

 

Atividades incidentais 

 

As atividades incidentais são aquelas que não interessam diretamente ao cliente e não estão conectadas ao produto final, mas que precisam existir porque fazem parte de todo o processo.  Geralmente, todas as atividades financeiras e de controle fiscal das empresas estão neste grupo. Elas adicionam tempo e custo ao produto final, mas nelas reside um potencial de otimização.

 

A partir dessa breve análise, já é possível agir para evitar desperdícios de tempo e recursos e, assim, conseguir melhorar resultados.

 

Agora que você conhece os grupos de todas as atividades desempenhadas em sua organização ou área, que tal fazer um levantamento de seus potenciais de melhoria?

 

Baixe aqui a nossa ferramenta de análise. 

 

Please reload

Receba nosso conteúdo em seu e-mail.

Preencha este formulário e sempre que enviarmos um conteúdo estimulante, você receberá em primeira mão.

Nossas Redes

  • linkedin_nortus
  • Facebook Nortus
  • Nortus_TV
  • Insta_nortus