Os 9 casos de desperdício clássico | Nortus | Gestão Contemporânea

Os 9 casos de desperdício clássico

21/3/2019

Um olhar atento às atividades realizadas em sua empresa ou área de trabalho pode revelar uma série de oportunidades para a melhoria de resultados.

 

Existem nove tipos de desperdícios clássicos.

Será que alguns deles está presente em sua organização?

 

Desperdícios Clássicos

 

1) Informações inúteis

É o conjunto de atividades que não agregam valor ao produto final. Alguém decidiu gerá-las, só que elas não são utilizadas, gerando perda de tempo e recursos

 

2) Esperas

Todo processo que necessita aguardar algo, seja uma assinatura, uma autorização, aprovação também revela uma oportunidade de otimização.

 

3) Reinvenção

Todo processo ou atividade que precisa começar do zero revela uma grande oportunidade de melhoria. Recuperar a memória e deixar registrada a experiência otimiza os processos.

 

4) Falta de nivelamento

Quando existem pessoas com muita carga de trabalho e outras com menor, cria-se um gargalo que gera esperas desnecessárias.

 

5) Problemas de qualidade

Se ocorrem descartes de produtos e materiais, temos muito a melhorar.

 

6) Grandes lotes de informação

Nós conseguimos lidar com uma quantidade limitada de informação. Se não considerarmos isso, boa parte de informações serão desperdiçadas.  Se são informações úteis, precisam ser divididas em blocos.

 

7) Tarefas redundantes

São aquelas tarefas repetidas por mais de uma pessoa e que poderiam ser eliminadas em uma das etapas, gerando ganho de produtividade.

 

8) Atividades Stop and Go

São aquelas atividades que não têm fluxo contínuo. A cada interrupção, há um tempo necessário para que o ser humano volte ao nível de concentração. Isso é bastante frequente em linhas de produção e também nos setores administrativos.

 

9) Falta de sincronia entre atividades

Ocorre quando as diferentes etapas acontecem com diferenças muito grandes de tempo. Se uma etapa é realizada com muita antecedência e outra está atrasada, estamos distantes do Fluxo Contínuo. Existe uma grande oportunidade de melhoria dos resultados ao sincronizarmos estes tempos.

 

Como saber se estes casos estão presentes?

 

Há vários formas e metodologia possíveis de serem utilizadas para identificação de oportunidades de melhorias e identificação de desperdícios.

 

Nossa sugestão é que se faça uso da ferramenta que propomos (clique aqui para baixar), utilizando os passos previstos. Isto evidenciará de forma clara os desperdícios, bem como poderá auxiliar a estruturação dos resultados e produtividade. Bom trabalho.

 

 

Please reload

Receba nosso conteúdo em seu e-mail.

Preencha este formulário e sempre que enviarmos um conteúdo estimulante, você receberá em primeira mão.

Nossas Redes

  • linkedin_nortus
  • Facebook Nortus
  • Nortus_TV
  • Insta_nortus