nortus | Zen Business

Certificação Internacional

da Formação em Gestão Contemporânea

Módulo: Zen Business

Um novo método de gerenciamento holístico para organizações, líderes e empreendedores que buscam criar valor econômico, emocional, social e ambiental como estratégia para se diferenciar e crescer.


Para as empresas que buscam se adaptar a um mundo VUCA, de mudanças rápidas, a introdução de um sistema de gestão sustentável é quase um imperativo para qualquer organização que aspire a se adaptar em meio ao incerto e a liderar o caminho para um novo paradigma de negócios.

Conheça nossa

parceria com a

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Contribua com a construção de um mundo com mais harmonia dinâmica num contexto de incertezas e mudanças vertiginosas.

O módulo será ministrado pelo professor

Josep Maria Coll Morell

 

O Dr. Josep M. Coll Morell é Ph.D. em economia internacional (inovação, empreendedorismo e desenvolvimento) e possui mestrado em economia europeia pela Universitat Autònoma de Barcelona. Suas áreas de pesquisa incluem empreendedorismo consciente, gestão holística e inovação sustentável. Ele trabalha como consultor em negócios sustentáveis, inovação, design e transformação organizacional, cidades inteligentes e avaliação de impacto para uma ampla gama de organizações públicas e privadas. Entre elas, Nações Unidas, Comissão Europeia, Barcelona e Prefeitura de Seul, corporações globais como Samsung, Posco, Scytl, Almirall Group, além de PMEs e startups, tendo trabalhado em mais de 40 países. Ele é professor visitante da Universidade Yonsei e pesquisador sênior da Maastricht School of Management. Ele foi o diretor fundador do Centro de Promoção de Negócios do Governo da Catalunha (ACCIO) na Coréia do Sul. Ele é o criador e autor dos livros Zen Business (Profit editorial) e Wise Cities (Cidob) e co-autor do livro Economy of Happiness (Platform Editorial).

O modelo Zen Business

O Zen Business surge como um modelo holístico de gestão que nasce intelectualmente no leste da Ásia. É uma filosofia de gerenciamento e um método conceitualmente formado pelas duas teorias sistêmicas do taoísmo:

Yin Yang

Wu Xing (cinco elementos)

Estrutura conceitual e dinâmica do modelo

A aplicação da Yin Yang traz uma nova estrutura para as empresas que adotam a mudança como uma variável constante. Por meio dos conceitos de interdependência, paradoxo e equilíbrio, a organização apresenta uma série de estratégias e práticas Yin que contrabalançam uma abordagem Yang mais associada ao mundo dos negócios.

O resultado é uma organização equilibrada, que começa a transcender o paradigma clássico de negócios da maximização de lucros. Em vez disso, visa a harmonizar a pessoa com a organização, e a sociedade como um sistema.

O impacto sustentável se torna a nova métrica orientadora. Essa empresa orientada por propósitos introduz, gradualmente, um conjunto de práticas Yin, caracterizadas pelo cuidado com o desenvolvimento pessoal (não apenas o avanço na carreira), trabalho decente, conciliação entre vida pessoal e trabalho, pensamento reflexivo, resolução de problemas com base na criatividade, design thinking, tomada de decisão intuitiva, equilíbrio de gênero, espaço de trabalho, autogestão, motivação intrínseca e valor compartilhado entre as partes interessadas.

A gestão da Yin Yang está ancorada no modelo sistêmico Wu Xing (a seguir, cinco elementos), que é traduzido em cinco processos-chave de geração de valor chamados Cinco Estrelas Corporativas: liderança humana, partes interessadas, marketing e inovação, finanças, branding e cultura corporativa

Essas estrelas correspondem a cinco processos inter-relacionados, complementares e interdependentes, inspirados nas cinco energias transformadoras da natureza:

O primeiro processo, liderança humana (fogo), refere-se à necessidade de integrar valores universais no modelo de negócios da empresa. Trata-se de encontrar e definir um objetivo mais elevado, que ancore a identidade da marca e as atividades da empresa em uma missão clara e consistente com os valores que permitem à empresa impactar positivamente a sociedade.

O segundo processo, gerenciamento de partes interessadas (terra), refere-se ao leque de atores que colaboram para gerar valor para os clientes e a sociedade.

A Huawei, gigante chinesa da tecnologia, construiu uma proposta de valor com base em sua capacidade de motivar e capacitar seus stakeholders, especialmente seus funcionários. Os funcionários possuem 98,6% das ações, e sua competitividade global é voltada para a noção de valor compartilhado. Funcionários motivados aumentam a capacidade da empresa de inovar sistematicamente e comercializar seus produtos de maneira diferenciada.

A terceira estrela corporativa, marketing e inovação (metal), engloba a capacidade da empresa de entregar o valor que foi anteriormente criado pelas partes interessadas, concentrando-se em maximizar as necessidades, desejos e experiências do cliente como uma maneira de alcançar o objetivo mais alto.

A quarta estrela, gestão financeira (água), se baseia na terceira estrela por meio do incentivo ao lucro. A sustentabilidade econômica é a chave do sucesso corporativo, mas, nesse caso, o lucro serve ao propósito mais alto. Aqui, a empresa define o modelo de negócios (fluxos de receita e estrutura de custos) com base na otimização da captura de valor, por meio de um sistema de incentivos que beneficia não apenas os acionistas, mas também as partes interessadas mais amplas.

A estrela final corresponde à marca e à cultura corporativa (madeira). Ele mede a impressão holística que uma empresa deixa para trás, social, economicamente, ambientalmente ou emocionalmente.

A harmonia é a nova métrica do sucesso. Uma implementação bem-sucedida do modelo depende do fluxo e da harmonização das cinco estrelas corporativas que formam todo o sistema.

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Módulo: ZEN Business

Dias 11 e 12 de setembro de 2020

 

Centro de Convenções do Praça Capital

Campinas/SP

                                                        

Investimento

R$ 2.990,00

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Conheça este modelo orgânico de gestão e de transformação de negócios para organizações que desejam melhorar o seu impacto em favor de um caminho mais inteligente e harmônico.